INTERPRETANDO A PAISAGEM DA SERRA DO TEPEQUÉM A PARTIR DE METODOLOGIAS LÚDICAS
Palabras clave:
Geografia, Paisagem, atividades Lúdicas, Aprendizagem significativa.Resumen
O presente estudo tem por objetivo reconhecer a importância e o significado do de paisagem assim como inserir este tema no ensino fundamental usando uma metodologia lúdica egeográfica é necessária para a construção e compreensão de conceitos pertinentes ao tema (paisagem, relevo, hidrografia, solo, vegetação e etc.). Os procedimentos metodológicos foram: atividades lúdicas, como jogos e dinâmicas, esses foram trabalhados individual e coletivamente com o intuito de criar relações sociais e ajudar acerca das tarefas. As atividades foram desenvolvidas no mês de outubro de 2011, na escola municipal de ensino fundamental Olavo Bilac, envolvendo os alunos da 5ª à 8ª série. As discussões acerca do tema provocou aprendizagem. Os alunos obtiveram percepção e fizeram uso destas nas demais atividades. O ambiente que o professor cria é primordial para que o aluno desperte o interesse pelo assunto e se sinta parte do processo. O uso de recursos visuais permitiu a obtenção do cognitivo. O conteúdo de paisagem foi bem aceito e compreendido pelos alunos. Ao termino das atividades foi possível constatar que houve aprendizagem significativa. A percepção agora já não é mais a mesma. Trabalhar conceitos a partir da vivência dos alunos facilitou a compreensão dos mesmos. As atividades lúdicas e a dinâmicas despertaram interesse nos alunos, permitiu a concentração, atenção, desenvolvimento do cognitivo, assim como uma aprendizagem prazerosa. Portanto a inserção de atividades diferenciadas e dinâmicas é necessária, principalmente quando se trata de ensino fundamental.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Cruz do Nascimento, E., & Beserra Neta, L. C. (2012). INTERPRETANDO A PAISAGEM DA SERRA DO TEPEQUÉM A PARTIR DE METODOLOGIAS LÚDICAS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 576 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2109
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).