A INFLUÊNCIA DA PRODUÇÃO DE MANDIOCA NA COMPOSIÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL DO VALE DO JURUÁ-AC
Palabras clave:
Território, produção, identidadeResumen
A identidade territorial do Vale do Juruá/AC foi sendo formada pelos atributos internos de cada indivíduo no momento da territorialização, mais os valores e símbolos construídos e adicionados no percurso temporal. Como esta atividade é uma das mais importantes na geração de emprego e renda, além de ser uma das principais fontes de alimentos para a população, este artigo apresenta a importância da produção de farinha de mandioca na formação da identidade territorial. O problema da pesquisa foi tratado na perspectiva do materialismo dialético e na abordagem qualitativa através de entrevista e observação do fenômeno. Percebeu-se que a produção de farinha de mandioca é a principal atividade econômica da região, seus vários desdobramentos estão presentes nas relações sociais e também culturais, influenciando para que o espaço regional seja produzido a partir desses aspectos, gerando a territorialidade farinheira e a sua respectiva identidade territorial.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Farias, C. S. de. (2013). A INFLUÊNCIA DA PRODUÇÃO DE MANDIOCA NA COMPOSIÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL DO VALE DO JURUÁ-AC. REVISTA GEONORTE, 4(12), 604–622. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1194
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).