BARRAGEM NO RIO GUAPIAÇU? CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA
Palabras clave:
grandes projetos, mobilidade compulsória, conflitos socioambientais, resistência social.Resumen
Grandes projetos de “desenvolvimento” têm sido implantados no território brasileiro alterando os modos de reprodução social de sujeitos que, por força do contexto socioeconômico, são desterritorializados através de práticas autoritárias de mobilidade compulsória. A possibilidade de construção de uma barragem-reservatório no Rio Guapiaçu, município de Cachoeiras de Macacu (RJ) prevê o alagamento das terras mais férteis da região, o que resultará em um déficit de produção agropecuária para o município e areas da região metropolitana. No bojo dessas mudanças socioeconômicas, nos cabe interrogar quais impactos socioambientais serão gerados pela construção da barragem, os tipos de conflitos, contradições e antagonismos que a possibilidade de implantação desse projeto tem provocado na região, quais estratégias têm sido articuladas pelos grupos socialmente hegemônicos para a implantação da barragem e, em contrapartida, pelos grupos subalternizados para impedi-la.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Paludo, D. F. (2013). BARRAGEM NO RIO GUAPIAÇU? CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA. REVISTA GEONORTE, 4(12), 405–419. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1181
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).