GEOPOLÍTICA E IMPRENSA: RICHARD EDES HARRISON E O PAPEL DOS MAPAS MIDIÁTICOS NA HISTÓRIA DA GEOPOLÍTICA
Palabras clave:
Richard Harrison, mapas midiáticos, segunda guerra, geopolítica popular.Resumen
O presente artigo busca evidenciar a importância do estudo dos mapas midiáticos para se compreender a história da circulação das idéias geopolíticas. Considerando a geopolítica enquanto uma prática discursiva que não se limita a textos e imagens elaborados por acadêmicos e governantes, busca-se apresentar de maneira sucinta alguns mapas produzidos pelo artista norte-americano Richard Edes Harrinson. Sendo um dos principais produtores de mapas para jornais e revistas norte-americanos durante a segunda guerra mundial, Harrison pode ser considerado como um importante difusor de idéias geopolíticas na esfera “popular”, tendo influenciado significativamente na transformação da imaginação geográfica dos norte-americanos nos anos de conflito.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Novaes, A. R. (2013). GEOPOLÍTICA E IMPRENSA: RICHARD EDES HARRISON E O PAPEL DOS MAPAS MIDIÁTICOS NA HISTÓRIA DA GEOPOLÍTICA. REVISTA GEONORTE, 4(12), 131–146. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1157
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).