A REDE URBANA EM GOIÁS: UMA ANÁLISE DO PADRÃO ESPACIAL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI / THE URBAN NETWORK IN GOIÁS: AN ANALYSIS OF SPATIAL PATTERN IN THE FIRST DECADE OF THIS CENTURY XXI.

Autores

  • Luiz Fernando Roscoche Universidade Federal do Pará
  • Angela Maria Martins Peixoto Instituto Federal Goiano - Câmpus Avançado Ipameri.
  • Leila Sobreira Bastos Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.29.54.71

Palavras-chave:

rede urbana, metrópole, Goiás

Resumo

A rede urbana corresponde à articulação de centros urbanos por meio de suas funções. A partir das considerações acerca desse  conceito, será discutido neste trabalho o padrão espacial da rede urbana em Goiás, sendo a análise pautada em dados secundários dos estudos das Regiões de Influência  das  Cidades  (REGIC)  e  demais  levantamentos  divulgados  pelo  Instituto  Brasileiro  de Geografia  e  Estatística  (IBGE).  Nesse  sentido,  o  objetivo  é  compreender  a  gênese  e  o desenvolvimento  da  rede  urbana  de  Goiás,  destacando  os  seus  principais  elementos  constitutivos. Apresenta-se como pressuposto que a presença de duas metrópoles no território goia no –  Goiânia e Brasília  –  fornece  uma  configuração  particular  no  âmbito  nacional,  evidenciando  a  ausência  de centros  urbanos  intermediários  (capitais  regionais)  como  resultado  da  centralidade  exercida  pelas
duas metrópoles.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Roscoche, Universidade Federal do Pará

Professor efetivo da Universidade Federal do Pará - Faculdade de Educação (Campus de Bragança). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Estudos Territoriais (LABOTER) do IESA. Foi professor nos cursos de engenharia civil, turismo, biologia e geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi colunista e colaborador de diversos jornais na Região dos Campos Gerais. Instrutor do SENAC (Ponta Grossa) em cursos na área de turismo. Consultor de turismo de entidades públicas e privadas. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Planejamento do Turismo. Desenvolveu projetos de pesquisa sobre turismo e lazer na Região do Xingu (Amazônia) e atualmente pesquisa a influência da religião no lazer de comunidades tradicionais na região nordeste do Pará.

Angela Maria Martins Peixoto, Instituto Federal Goiano - Câmpus Avançado Ipameri.

Possui graduação (2013) e mestrado (2016) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) no período de 2011 a 2013. Atua na linha de pesquisa Dinâmica Socioespacial, com pesquisas relacionadas às políticas públicas de desenvolvimento rural no estado de Goiás. Atualmente é professora substituta do Instituto Federal Goiano - Câmpus Avançado Ipameri.

Leila Sobreira Bastos, Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás.

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET de 2010 a 2013.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus de Goiânia. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2017-09-06

Como Citar

Roscoche, L. F., Peixoto, A. M. M., & Bastos, L. S. (2017). A REDE URBANA EM GOIÁS: UMA ANÁLISE DO PADRÃO ESPACIAL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI / THE URBAN NETWORK IN GOIÁS: AN ANALYSIS OF SPATIAL PATTERN IN THE FIRST DECADE OF THIS CENTURY XXI. REVISTA GEONORTE, 8(29), 54–71. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.29.54.71

Edição

Seção

Artigos