ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER NO APL DE METAIS SANITÁRIOS DO PARANÁ
Keywords:
APL, descentralização e poder.Abstract
A partir da década de 1990 pesquisadores das áreas de economia e geografia tem destacado a importância dos Arranjos Produtivos Locais – APLs para o desenvolvimento local. A implementação da política dos arranjos produtivos locais no Brasil nasce em meio ao processo de descentralização política, onde tem-se a valorização da escala local, que passou a ser vista como o local propício para o desenvolvimento. O sistema de gestão dos APLs é chamado governança. A governança estabelecida no território do APL forma uma rede de relações entre diferentes atores, como por exemplo, as instituições públicas e privadas, o poder político municipal e o próprio poder econômico (empresas do APL). Considerando que as relações de poder se estabelecem dentro de um determinado território, sendo o APL de Metais Sanitários o território de análise desse trabalho é importante tentar entender, mesmo que ainda superficialmente, as relações que nele se estabelecem. Para tanto se utilizou da revisão de literatura e de trabalhos de campo com aplicação de questionários.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Ferreira, J. A. A. (2013). ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER NO APL DE METAIS SANITÁRIOS DO PARANÁ. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1394–1409. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1242
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).