NOVOS USOS DA FRONTEIRA AMAPÁ-GUIANA FRANCESA: EXPECTATIVAS DE CONSTRUÇÃO E ENSAIOS DE COOPERAÇÃO
Keywords:
Fronteira. Novos Usos Fronteiriços. Ensaios de Cooperação Transfronteiriça. Amapá-Guiana Francesa.Abstract
O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre o processo histórico da dinâmica e da produção espacial do atual estado do Amapá, bem como os acordos de cooperação entre Brasil e França, em especial, Amapá e Guiana Francesa, fato este que marca o início dos novos usos político-territoriais da fronteira franco-amapaense. Este trabalho é composto pelos seguintes tópicos: Inicialmente tece reflexões sobre a construção da fronteira Amapá-Guiana Francesa como fronteira de separação e o Território Federal do Amapá como um Estado em Embrião. Em seguida, aborda breves considerações sobre o Amapá como um Estado em construção. Posteriormente, discute a interação espacial entre Amapá e Guiana Francesa embasada em expectativas para integração e ensaiando suas cooperações transfronteiriças.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Sena dos Santos, P. G., & Rebelo Porto, J. L. (2013). NOVOS USOS DA FRONTEIRA AMAPÁ-GUIANA FRANCESA: EXPECTATIVAS DE CONSTRUÇÃO E ENSAIOS DE COOPERAÇÃO. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1152–1168. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1227
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).