FRONTEIRA, INTERCULTURALIDADE E DIALOGISMO
Keywords:
Fronteira. interculturalidade. hibridismo cultural. movimento transfronteiriço. cultura e identidade.Abstract
O presente trabalho é uma reflexão, ainda que em estágio preliminar, acerca de fronteira e interculturalidade na região transfronteiriça de Guajará-Mirim- Guayaramerin, entre o estado de Rondônia e o Departamento de Beni, na vizinha Bolívia. Evitando a descrição do conceito moderno ou o pós-moderno de fronteira, a análise reflexiva encontrou apoio no fenômeno transfronteiriço para reconhecer a interculturalidade como passagem de fronteira. Esse fato foi reafirmado a partir da análise das falas de jovens estudantes guajaramirenses a respeito de fronteira, realizada na perspectiva dialógica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Filizola, R., & Furlanetto, B. H. (2013). FRONTEIRA, INTERCULTURALIDADE E DIALOGISMO. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1071–1089. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1222
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).