ANULAÇÃO DO MUNDO LIVRE DO CONTESTADO: O CASO DO TERRITÓRIO E DA IDENTIDADE NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO TOLDO, SC
Abstract
Antes da Guerra do Contestado a região onde hoje fica Bela Vista do Toldo era passagem de tropeiros, que transportavam gado, couro e charque do Rio Grande do Sul para Minas Gerais e São Paulo. Em 1924 deram entrada em Bela Vista do Toldo imigrantes italianos, alemães e ucranianos. Em síntese, as análises apontam para a anulação daquele mundo livre a partir da chegada dos colonizadores. O objetivo deste trabalho se assentou num debruçar sobre a compreensão da construção do território e da identidade de Bela Vista do Toldo, buscando na bibliografia e no campo, os fragmentos da Guerra do Contestado ainda presentes e não apagados por mais de 100 anos de ocupação humana neste município. Metodologicamente a presente pesquisa contou com levantamentos dos fragmentos da Guerra do Contestado existentes no município de Bela Vista do Toldo, análise de aportes teórico, empírico e documental, além de pesquisa de campo, levantamento da história oral e busca de relíquias na sede e interior do município. Só se poder pensar em mundo livre para o Contestado e o seu povo, antes e durante a Guerra do Contestado, pois a palavra mundo possui a própria amplitude da liberdade, de ser e se sentir livre, contrariamente ao emprego da palavra espaço e território, que já predeterrminam a existência e contradições dos poderes sobre as vidas humanas.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2013-07-10
How to Cite
Fraga, N. C., & Ludka, V. M. (2013). ANULAÇÃO DO MUNDO LIVRE DO CONTESTADO: O CASO DO TERRITÓRIO E DA IDENTIDADE NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO TOLDO, SC. REVISTA GEONORTE, 4(12), 651–663. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1197
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).