TERRITORIALIDADE DE FRONTEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA QUESTÃO FRONTEIRIÇA NO CONTEXTO DO MERCOSUL
Keywords:
fronteira, territorialidade, desenvolvimento regional.Abstract
A produção de ideias sobre o desenvolvimento de uma região ocorre em ambiente marcado pelas raízes históricas, pelas configurações políticas, além da própria estrutura física do território. O presente trabalho visa compreender a construção teórica das últimas décadas do século XX e início do século XXI sobre o desenvolvimento de uma territorialidade de fronteira da região platina e analisar as possíveis influências das concepções hegemônicas e suas implicações sobre a organização social regional. Ao propor uma redefinição desta fronteira percebe que fronteira não é apenas uma linha demarcatória da divisa entre dois países, mas demonstra quão complexo é o processo histórico para a formação desta fronteira que envolve inúmeros atores que advém da mobilidade da população marcada pela diferença do imaginário de cada um.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Santos, C. R. dos, & Rückert, A. A. (2013). TERRITORIALIDADE DE FRONTEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA QUESTÃO FRONTEIRIÇA NO CONTEXTO DO MERCOSUL. REVISTA GEONORTE, 4(12), 299–317. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1167
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).