A REDE URBANA EM GOIÁS: UMA ANÁLISE DO PADRÃO ESPACIAL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI / THE URBAN NETWORK IN GOIÁS: AN ANALYSIS OF SPATIAL PATTERN IN THE FIRST DECADE OF THIS CENTURY XXI.
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.29.54.71Palavras-chave:
rede urbana, metrópole, GoiásResumo
A rede urbana corresponde à articulação de centros urbanos por meio de suas funções. A partir das considerações acerca desse conceito, será discutido neste trabalho o padrão espacial da rede urbana em Goiás, sendo a análise pautada em dados secundários dos estudos das Regiões de Influência das Cidades (REGIC) e demais levantamentos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse sentido, o objetivo é compreender a gênese e o desenvolvimento da rede urbana de Goiás, destacando os seus principais elementos constitutivos. Apresenta-se como pressuposto que a presença de duas metrópoles no território goia no – Goiânia e Brasília – fornece uma configuração particular no âmbito nacional, evidenciando a ausência de centros urbanos intermediários (capitais regionais) como resultado da centralidade exercida pelas
duas metrópoles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).