ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS INTERVENÇÕES DO PROSAMIM NO ORDENAMENTO DA CIDADE DE MANAUS
Palavras-chave:
igarapés, PROSAMIM, economia ecológicaResumo
É objetivo deste artigo, refletir sobre a contribuição do Governo do Estado do Amazonas, com o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus - PROSAMIM, em relação ao modelo proposto para a solução de problemas gerados pelo adensamento urbano em área de proteção permanente, na zona sul da capital. Com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, no montante de US$ 530 milhões, entre os anos de 2006 a 2009, os valores foram investidos em obras de infra-estrutura urbana e habitacional na Bacia do Educandos, com a meta de erradicar de áreas de vulnerabiliade ao risco, o contingente de 7.500 famílias sujeitas às cheias do Rio Negro. Com base na análise de fontes documentais, se identifica que após as intervenções, o modelo adotado para os componentes de urbanismo e habitação, não garantiu a revitalização dos recursos hídricos, nem promoveu uma inclusão justa, com relação ao reassentamento das famílias. Do universo total de moradores remanejados no período, 22,73% foram reassentados no mesmo local e os demais, pelos critérios da metodologia do programa, indenizados, migraram para outras localidades da cidade. Cada qual com um destino diferente e alguns, reassentados em áreas da cidade informal, reproduzem novos riscos em outras bacias da cidade. Neste contexto, a reflexão fundamentada em uma abordagem socioambiental, busca na abordagem da economia ecológica de Martinéz-Alier (2009) em contraposição à uma ecologia politica, identificar algumas questões que, no processo, tende a ampliar a demanda por novas intervenções e investimentos.Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Maciel Batista, S. P. (2013). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS INTERVENÇÕES DO PROSAMIM NO ORDENAMENTO DA CIDADE DE MANAUS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1376–1393. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1241
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).