SOBERANIA EM PERSPECTIVA COMPARADA: O CONSELHO DE COOPERAÇÃO DO GOLFO EM 1981 E PÓS-PRIMAVERA ÁRABE.
Palavras-chave:
Geografia Política, Conselho de Cooperação do Golfo, Política, Soberania, Geopolítica.Resumo
A questão da relação do território, soberania, política e região no mundo árabe ganha importância nas mudanças políticas recentes. Nessa perspectiva esse artigo propõe uma análise comparativa das ideias de soberania no contexto da integração árabe do Golfo Pérsico pelo Conselho de Cooperação do Golfo, durante dois momentos: o primeiro pelos efeitos da Revolução Iraniana em 1981 e o segundo da Primavera Árabe, em 2010. Argumenta-se que no primeiro momento houve uma busca permanente pela manutenção das soberanias estatais frente uma ameaça regional, e no segundo, a relativização dessa soberania na tentativa de manutenção dos regimes domésticos, frente às ameaças ideológicas contrárias ao status quo.A sustentação dos argumentos envolveu o resgate da bibliografia pertinente, o uso do método comparativo entre os momentos históricos que levou às conclusões proposta neste artigo.Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Oliveira, J. P. F. (2013). SOBERANIA EM PERSPECTIVA COMPARADA: O CONSELHO DE COOPERAÇÃO DO GOLFO EM 1981 E PÓS-PRIMAVERA ÁRABE. REVISTA GEONORTE, 4(12), 849–865. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1208
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).