O MOVIMENTO FEMEN: GEOPOLÍTICA E NEO-FEMINISMO
Palavras-chave:
Geopolítica, Gênero, Ucrânia, Rússia.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre as novas geopolíticas em tempos de globalização em que ganha relevância as ações dos movimentos sociais frente aos Estados-nacionais, destacando a atuação do Femen, um grupo feminista que surgiu na Ucrânia em 2008 com a finalidade de combater o machismo, a prostituição e o turismo sexual naquele país. A ampliação das reivindicações do grupo está associada à inserção deste país nas novas relações de poder após o fim da União Soviética e a independência da Ucrânia da órbita de Moscou. Neste sentido, o trabalho aponta as disputas históricas entre a Rus’ Kieviana e os moscovitas; a Revolução Laranja, em 2004 na Ucrânia; os fundamentos e os ataques do Femen e conclui discutindo o futuro do grupo e da Ucrania.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Nogueira, R. J. B. (2013). O MOVIMENTO FEMEN: GEOPOLÍTICA E NEO-FEMINISMO. REVISTA GEONORTE, 4(12), 245–264. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1164
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).