A PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE /The Postgraduate in Geography in Brazil: a state of the art
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.31.1.15Resumo
Este artigo apresenta os resultados da dissertação de mestrado intitulada “Análise da produção científica em Programas de Pós-graduação em Geografia no Brasil (1987-2006)”, submetida ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas - PPGEOG/UFAM em 2010. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico cujo objetivo principal foi inventariar a pesquisa em Programas de Pós-graduação em Geografia no Brasil. Foram analisados 3992 títulos de teses e dissertações defendidas no período de 1987 a 2006. Os dados bibliográficos e os resumos dos trabalhos foram obtidos no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resumos foram analisados segundo a proposta de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos revelam um domínio da área de Geografia Humana, um declínio da produção de trabalhos na área de Geografia Física e uma tendência crescente dos estudos ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).