O DISCURSO GEOPOLÍTICO DE NELSON WERNECK SODRÉ: A FERROVIA COMO UM PROJETO DE OCUPAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO TERRITÓRIO
Palavras-chave:
Ordenamento Territorial, Nelson Werneck Sodré, História do Pensamento Geográfico, Geografia Política.Resumo
Este artigo trata da proposta elaborada por um intelectual geopolítico da primeira metade do século XX para a instalação da malha ferroviária brasileira. Nelson Werneck Sodré construiu sua proposta compreendendo as ferrovias enquanto um projeto e uma proposta do Estado, fundamental à ocupação efetiva do território. É interessante destacar como as ferrovias em sua proposta aparecem como grandes projetos de investimento estatal, ou seja, são empreendimentos de grande impacto econômico, social e ambiental empreendido em escalas regionais ou nacionais. Além disso, enquadram-se nas estratégias de ordenamento territorial que, são de responsabilidade do Estado. Nelson Werneck Sodré é, neste trabalho, apresentado como intelectual geopolítico, uma classe dentro das forças armadas imprescindível no sentido de dar-lhes orientação e traçar suas estratégias.Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Martins, M. T., & Sousa, R. de C. M. de. (2013). O DISCURSO GEOPOLÍTICO DE NELSON WERNECK SODRÉ: A FERROVIA COMO UM PROJETO DE OCUPAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO TERRITÓRIO. REVISTA GEONORTE, 4(12), 215–231. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1162
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).