RELATO DE EXPERIÊNCIA: DETECÇÃO DAS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
Keywords:
Experiência, Formação, IndisciplinaAbstract
O presente trabalho relata as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino III, por meio das observações e práticas realizadas, na escola estadual João Vieira, situada no municio de Coari, Amazonas. O Estágio Supervisionado de Ensino III é muito importante na formação profissional do docente, pois ele propicia experiência envolvendo processo de aquisição de conhecimentos. Foram observadas algumas aulas a fim de estabelecer uma análise do ensino e obter a maior quantidade de informações relevantes ao estágio voltado a área de Química. O relato de experiência tem por objetivo enfatizar a importância dos estágios e as principais dificuldades de ensino-aprendizagem em que se deparamos no ambiente escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizada através das análises feitas a partir das observações das aulas dos professores de Química, foi possível saber as dificuldades em que o ensino enfrenta. A experiência do estágio representa um importante momento na formação do futuro docente, pois possibilitou refletir sobre diferentes dificuldades em que o ensino enfrenta, como indisciplina, falta de materiais acessíveis a todos. Proporcionou, assim, uma ampla visão do que será trabalhado na realidade escolar, despertando reflexão sobre os vários conflitos que serão encontrados na educação.
Downloads
References
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MENDES, C. C. A.; TAVARES, F. S.; MARTINS, M. M.; FRANÇA, R. R.; OLIVEIRA, S. H.; ARAÚJO; S. C. M.; RESENDE, E. F. A influência do Estágio na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do ILES/ULBRA, Itumbiara-GO. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2007.
PAZ, G. de L.; PACHECO, H. de F.. Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região sudeste de Teresina. Piaui: 2012.
SILVA, A. M.. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais atraente. Ceara: UECE, 2011.
SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C.. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. UNAR: 2018.
TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZIMMERMANN, E.; BERTANI, J. A. Um novo olhar sobre os cursos deformação de Professores. Cad.Bras.Ens.Fís., v.20, n.1: 43-62, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).