RELATO DE EXPERIÊNCIA: DETECÇÃO DAS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS

Autores

  • Rayene Monteiro de Souza Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Raina Queiroz Cleto Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Alessandra Barbosa da Silva Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Experiência, Formação, Indisciplina

Resumo

O presente trabalho relata as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino III, por meio das observações e práticas realizadas, na escola estadual João Vieira, situada no municio de Coari, Amazonas. O Estágio Supervisionado de Ensino III é muito importante na formação profissional do docente, pois ele propicia experiência envolvendo processo de aquisição de conhecimentos. Foram observadas algumas aulas a fim de estabelecer uma análise do ensino e obter a maior quantidade de informações relevantes ao estágio voltado a área de Química. O relato de experiência tem por objetivo enfatizar a importância dos estágios e as principais dificuldades de ensino-aprendizagem em que se deparamos no ambiente escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizada através das análises feitas a partir das observações das aulas dos professores de Química, foi possível saber as dificuldades em que o ensino enfrenta. A experiência do estágio representa um importante momento na formação do futuro docente, pois possibilitou refletir sobre diferentes dificuldades em que o ensino enfrenta, como indisciplina, falta de materiais acessíveis a todos. Proporcionou, assim, uma ampla visão do que será trabalhado na realidade escolar, despertando reflexão sobre os vários conflitos que serão encontrados na educação.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MENDES, C. C. A.; TAVARES, F. S.; MARTINS, M. M.; FRANÇA, R. R.; OLIVEIRA, S. H.; ARAÚJO; S. C. M.; RESENDE, E. F. A influência do Estágio na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do ILES/ULBRA, Itumbiara-GO. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2007.

PAZ, G. de L.; PACHECO, H. de F.. Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região sudeste de Teresina. Piaui: 2012.

SILVA, A. M.. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais atraente. Ceara: UECE, 2011.

SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C.. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. UNAR: 2018.

TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZIMMERMANN, E.; BERTANI, J. A. Um novo olhar sobre os cursos deformação de Professores. Cad.Bras.Ens.Fís., v.20, n.1: 43-62, 2003.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

SOUZA, R. M. de; CLETO, R. Q.; SILVA, A. B. da; YAMAGUCHI, K. K. de L. RELATO DE EXPERIÊNCIA: DETECÇÃO DAS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 106–110, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6570. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5