Conhecimentos de química através de jogos e experimentos na prática de ensino
Resumo
O ensino de química pode ser ensinado através da realidade do cotidiano do aluno, como por exemplo por meio de frutas regionais. Assim, o proposito deste projeto foi de ensinar sobre as misturas homogenia e heterogênea e suas separações através do chá do pó do guaraná. O objetivo desse trabalho foi abordar no ensino de química os tipos de misturas a partir do lúdico e da receita do chá do guaraná em pó para alunos do IFAM-campus Coari. O presente projeto foi apresentado para alunos do 2º ano do campus IFAM- Coari. No primeiro momento foi realizado a apresentação do projeto e sua finalidade. Em seguida, foi abordado o conteúdo utilizando a receita do pó do guaraná como experimento para explicar tipos de misturas. No segundo momento, foi utilizado o tabuleiro com perguntas referente ao assunto. Para finalizar houve premiação para jogadores vencedores e o agradecimento pela participação. O conteúdo sobre misturas homogêneas e heterogêneas puderam ser exemplificados através da demonstração do chá do guaraná, realizando por meio de uma aula explicativa e após uma dinâmica com o jogo de tabuleiro, onde foi verificado se os alunos realmente aprenderam sobre o assunto abordado. Pudemos constatar que foi produtivo o jogo e a aula explicativa. Ao termino do projeto, pôde-se observar que a experiência foi benéfica tanto para os alunos que participaram se empenharam e se interagiram quanto para os aplicadores do projeto que puderam ter uma experiência de professor de explicar uma aula e fazer uma dinâmica para que os alunos pudessem, de fato, aprender e assimilar os conhecimentos da aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).