Conhecimentos de química através de jogos e experimentos na prática de ensino

Autores

  • Greyciele Cerdeira Fonseca Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Mily Alves Almeida Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Milena Oliveira Gomes Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Francisco Leonardo da Costa Feitosa Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

O ensino de química pode ser ensinado através da realidade do cotidiano do aluno, como por exemplo por meio de frutas regionais. Assim, o proposito deste projeto foi de ensinar sobre as misturas homogenia e heterogênea e suas separações através do chá do pó do guaraná. O objetivo desse trabalho foi abordar no ensino de química os tipos de misturas a partir do lúdico e da receita do chá do guaraná em pó para alunos do IFAM-campus Coari. O presente projeto foi apresentado para alunos do 2º ano do campus IFAM- Coari. No primeiro momento foi realizado a apresentação do projeto e sua finalidade. Em seguida, foi abordado o conteúdo utilizando a receita do pó do guaraná como experimento para explicar tipos de misturas. No segundo momento, foi utilizado o tabuleiro com perguntas referente ao assunto. Para finalizar houve premiação para jogadores vencedores e o agradecimento pela participação. O conteúdo sobre misturas homogêneas e heterogêneas puderam ser exemplificados através da demonstração do chá do guaraná, realizando por meio de uma aula explicativa e após uma dinâmica com o jogo de tabuleiro, onde foi verificado se os alunos realmente aprenderam sobre o assunto abordado. Pudemos constatar que foi produtivo o jogo e a aula explicativa.  Ao termino do projeto, pôde-se observar que a experiência foi benéfica tanto para os alunos que participaram se empenharam e se interagiram quanto para os aplicadores do projeto que puderam ter uma experiência de professor de explicar uma aula e fazer uma dinâmica para que os alunos pudessem, de fato, aprender e assimilar os conhecimentos da aula.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

FONSECA, G. C.; ALMEIDA, M. A.; GOMES, M. O.; FEITOSA, F. L. da C.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Conhecimentos de química através de jogos e experimentos na prática de ensino. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5846. Acesso em: 1 fev. 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>