Relação entre o conhecimento científico e o saber tradicional: o uso de peixe amazônico para o ensino de química
Resumo
complementam. Sendo assim, busca-se metodologias alternativas para o ensino da química. O objetivo deste trabalho foi proporcionar uma aprendizagem contextualizada aplicada à realidade dos alunos do Ensino Médio por meio de práticas experimentais. Para tanto, foi realizada uma atividade experimental no Instituto de Saúde e Biotecnologia com os acadêmicos de Ciências: Biologia e Química para os do Instituto Federal do Amazonas em uma visita técnica aplicando a interdisciplinaridade entre as matérias de Química, Projetos de Pesquisa e Português. O procedimento metodológico consistiu na execução de experimentos Ácido-base, utilizando peixes Amazônicos. Inicialmente foi realizado uma aula teórica sobre o assunto e posteriormente ocorreu a prática. Iniciou-se a partir da comparação do estado inicial do peixe Amazônico (a sardinha). Quando retirado da água e ao ser adicionado um ácido por meio da adição de limão, ocorre a reação ácido-base que é a neutralização de uma substância básica no peixe. E por fim aplicou-se um questionário para a discursão do assunto abordado. Observou-se que houve um resultado satisfatório, com a participação ativa dos discentes visto que os mesmos já traziam consigo conhecimentos próprios a respeito dos reagentes, o limão e o peixe, no entanto não havia uma correlação com a disciplina de química. Por tanto, obteve-se resultados significativos através da troca de experiências, interação e contextualização, contribuindo para nossa formação acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).