Relação entre o conhecimento científico e o saber tradicional: o uso de peixe amazônico para o ensino de química

Autores

  • Loyane de Souza Lopes Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Gabriele Ramos Neves Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Maria Mariana Perdomo Duarte Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Vitória Daniele da Silva Marques Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

complementam. Sendo assim, busca-se metodologias alternativas para o ensino da química. O objetivo deste trabalho foi proporcionar uma aprendizagem contextualizada aplicada à realidade dos alunos do Ensino Médio por meio de práticas experimentais. Para tanto, foi realizada uma atividade experimental no Instituto de Saúde e Biotecnologia com os acadêmicos de Ciências: Biologia e Química para os do Instituto Federal do Amazonas em uma visita técnica aplicando a interdisciplinaridade entre as matérias de Química, Projetos de Pesquisa e Português. O procedimento metodológico consistiu na execução de experimentos Ácido-base, utilizando peixes Amazônicos. Inicialmente foi realizado uma aula teórica sobre o assunto e posteriormente ocorreu a prática. Iniciou-se a partir da comparação do estado inicial do peixe Amazônico (a sardinha). Quando retirado da água e ao ser adicionado um ácido por meio da adição de limão, ocorre a reação ácido-base que é a neutralização de uma substância básica no peixe. E por fim aplicou-se um questionário para a discursão do assunto abordado. Observou-se que houve um resultado satisfatório, com a participação ativa dos discentes visto que os mesmos já traziam consigo conhecimentos próprios a respeito dos reagentes, o limão e o peixe, no entanto não havia uma correlação com a disciplina de química. Por tanto, obteve-se resultados significativos através da troca de experiências, interação e contextualização, contribuindo para nossa formação acadêmica.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

LOPES, L. de S.; NEVES, G. R.; DUARTE, M. M. P.; MARQUES, V. D. da S.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Relação entre o conhecimento científico e o saber tradicional: o uso de peixe amazônico para o ensino de química. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5618. Acesso em: 22 dez. 2024.

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