Cromatografia: uso de materiais alternativos para o ensino de separações químicas

Chromatography: Use of alternative materials for teaching chemical separation

  • Leandra Protázio da Rocha ISB/UFAM
  • Aldimara Faba Martins
  • Deiciane Silva de Lima
  • Gerlane Martins da Silva
  • Rayene Monteiro de Souza
  • Thakayama da Costa Romano
  • Jose Renato da Rocha Fernandes
  • José Dobles Dias dos Reis Júnior
  • Klenicy Yamaguchi ISB/UFAM
Palavras-chave: Ensino de Química, Cromatografia planar., Adsorção, Chemistry Teaching., Planar Chromatography, Adsorption

Resumo

A cromatografia é um método físico-químico de separação de uma mistura através da migração diferencial da amostra entre fase móvel e fase estacionária. Abrange uma série de técnicas de separação de componentes Físicos e Químicos que podem ser reproduzidas na sala de aula com intuito de deixar as aulas de Química mais dinâmicas e facilitar o ensino e aprendizado dos alunos. O presente artigo teve como objetivo compreender o processo de separação de misturas utilizando diferentes fases estacionárias, casca de ovo (CaCO3), giz (CaSO4) e sílica em gel (SiO2), empregando a técnica de Cromatografia em Camada Delgada (CCD) para separação de clorofila extraída de material vegetal. Como fase móvel utilizou-se o hexano e o acetado de etila como mistura para observar a corrida cromatográfica. No processo de separação da mistura a cromatografia utilizando a sílica apresentou uma melhor separação, seguida da fase estacionária com casca de ovo e com giz. A cromatografia por adsorção utilizando material alternativo mostrou-se uma técnica eficiente e de baixo custo para ser utilizada em sala de aula, favorecendo debates sobre diversos conteúdos Químicos envolvidos no processo.

Publicado
2020-12-22
Como Citar
ROCHA, L. P. DA; MARTINS, A. F.; LIMA, D. S. DE; SILVA, G. M. DA; SOUZA, R. M. DE; ROMANO, T. DA C.; FERNANDES, J. R. DA R.; REIS JÚNIOR, J. D. D. DOS; YAMAGUCHI, K. Cromatografia: uso de materiais alternativos para o ensino de separações químicas: Chromatography: Use of alternative materials for teaching chemical separation. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, v. 2, n. 2, p. 10-20, 22 dez. 2020.

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