RELATO DE EXPERIÊNCIA: DETECÇÃO DAS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS

Autores

  • Rayene Monteiro de Souza Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Raina Queiroz Cleto Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Alessandra Barbosa da Silva Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Experiência, Formação, Indisciplina

Resumo

O presente trabalho relata as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino III, por meio das observações e práticas realizadas, na escola estadual João Vieira, situada no municio de Coari, Amazonas. O Estágio Supervisionado de Ensino III é muito importante na formação profissional do docente, pois ele propicia experiência envolvendo processo de aquisição de conhecimentos. Foram observadas algumas aulas a fim de estabelecer uma análise do ensino e obter a maior quantidade de informações relevantes ao estágio voltado a área de Química. O relato de experiência tem por objetivo enfatizar a importância dos estágios e as principais dificuldades de ensino-aprendizagem em que se deparamos no ambiente escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizada através das análises feitas a partir das observações das aulas dos professores de Química, foi possível saber as dificuldades em que o ensino enfrenta. A experiência do estágio representa um importante momento na formação do futuro docente, pois possibilitou refletir sobre diferentes dificuldades em que o ensino enfrenta, como indisciplina, falta de materiais acessíveis a todos. Proporcionou, assim, uma ampla visão do que será trabalhado na realidade escolar, despertando reflexão sobre os vários conflitos que serão encontrados na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MENDES, C. C. A.; TAVARES, F. S.; MARTINS, M. M.; FRANÇA, R. R.; OLIVEIRA, S. H.; ARAÚJO; S. C. M.; RESENDE, E. F. A influência do Estágio na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do ILES/ULBRA, Itumbiara-GO. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2007.

PAZ, G. de L.; PACHECO, H. de F.. Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região sudeste de Teresina. Piaui: 2012.

SILVA, A. M.. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais atraente. Ceara: UECE, 2011.

SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C.. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. UNAR: 2018.

TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZIMMERMANN, E.; BERTANI, J. A. Um novo olhar sobre os cursos deformação de Professores. Cad.Bras.Ens.Fís., v.20, n.1: 43-62, 2003.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

SOUZA, R. M. de; CLETO, R. Q.; SILVA, A. B. da; YAMAGUCHI, K. K. de L. RELATO DE EXPERIÊNCIA: DETECÇÃO DAS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 106–110, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6570. Acesso em: 22 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>