Relato de experiência do estágio supervisionado de ensino iii: vivência de um estagiário da disciplina de química
Abstract
Refletir na prática docente é poder avaliar cada passo nas transformações do mundo contemporâneo e dessa forma o Estágio Supervisionado de ensino torna-se uma importante ferramenta para a aprendizagem de futuros profissionais. O presente relato tem o propósito de mostrar como foram as experiências vivenciadas durante o caminhar da disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino III, no Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Saúde e Biotecnologia- ISB/Coari-AM. Esse é um relato de experiência e objetiva descrever as experiências adquiridas no Estágio do Ensino Médio, disciplina de Química, ao realizar regências e observações em conteúdos aprendidos na faculdade aos alunos e oferecer novas metodologias para que os alunos do ensino médio da Escola Estadual João Vieira compreendessem melhor os assuntos ensinados. O estágio foi realizado na Escola Estadual João Vieira, situada na Rua Vieira Martins, nº 828, bairro Itamaraty. O tempo estimado pelos docentes para os estagiários foi de 30 horas aulas, sendo 10 horas aulas em cada série do Ensino Médio (1º anos, 2º anos, 3º anos), divididas em 5 horas aulas de observação e 5 horas aulas de regências. As experiências vividas no decorrer de 30 horas na escola mostrou que ser professor nos dias de hoje requer muita paciência e muito amor pelo que faz, pois além de ser uma profissão que não é valorizada pelos governantes, é também muito cobrada pela sociedade, que vê esses profissionais com um olhar de desprezo, esquecendo-se que são eles que formam todas as outras profissões. Mas percebeu-se que a busca por metodologias novas a cada aula que era ministrada foi essencial para se ter uma educação de qualidade. Sabe-se que o mundo é dinâmico, com isso tem-se que estar sempre preparado a essas mudanças, haja vista que inovar é sempre o melhor caminho. Portanto, o Estágio Supervisionado de Ensino III foi considerado como uma ponte que liga a expectativa com a verdadeira realidade daquilo que se pretende ser futuramente. Nesse caso, o estágio foi um instrumento que possibilitou uma interação mais real da carreira docente confirmando a escolha dessa profissão para a vida profissional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).