ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS
Palavras-chave:
Observação, Experiência, Ensino de QuímicaResumo
Introdução: O Estágio Supervisionado é um momento único em que os acadêmicos de licenciatura têm a oportunidade de vivenciar a práxis docente. Objetivo: o objetivo deste relato foi apresentar uma reflexão sobre as observações e regências vivenciadas no estágio em duas escolas do Ensino Médio, nas aulas de Química. Método: O estágio foi desenvolvido na Escola Estadual João Vieira e Instituto Bereano de Coari, ambas situadas em Coari, Amazonas; A metodologia utilizada foi qualitativa através de observação e de regência em sala de aula. Foram realizadas as seguintes etapas: 15 horas de observação e 20 horas de regência. Resultado: Pode-se vivenciar o cotidiano docente no decorrer destas etapas. Observou-se que o estágio foi uma experiencia gratificante para o futuro docente, pois auxiliou na construção de um aprendizado concreto e significativo através da experiencia da prática vivenciada em futuros ambientes profissionais. A experiência na segunda etapa (regência) foi muito gratificante para formação profissional, em que se teve a oportunidade de observar como ocorria o funcionamento de uma escola, presenciando também os problemas as carências, que não era apenas a realidade de uma escola no Amazonas, mas em grande parte de todo o Brasil. Observou-se que é nessa etapa – a regência - que o futuro docente irá ter a oportunidade de conciliar a teoria e pratica diante de tantos obstáculos. As duas escolas apresentaram problemas como a dificuldade dos alunos nas disciplinas de base, como em Matemática e Português, no entanto, que era compensado pelo esforço dos discentes. Conclusão: A experiencia vivenciada no estágio foi de suma importância, contribuindo para a formação acadêmica, em que se teve a oportunidade de observar as dificuldades de ensino e aprendizado dos alunos ao serem realizadas aulas experimentais e lúdicas durante os períodos de regências nas turmas do Ensino Médio, aproximando os acadêmicos de licenciatura da realidade que será encontrado quando se tornarem profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).