ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS

Autores

  • Franquelle Costa Santos Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Mayda Freitas Silva Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Observação, Experiência, Ensino de Química

Resumo

Introdução: O Estágio Supervisionado é um momento único em que os acadêmicos de licenciatura têm a oportunidade de vivenciar a práxis docente. Objetivo: o objetivo deste relato foi apresentar uma reflexão sobre as observações e regências vivenciadas no estágio em duas escolas do Ensino Médio, nas aulas de Química. Método: O estágio foi desenvolvido na Escola Estadual João Vieira e Instituto Bereano de Coari, ambas situadas em Coari, Amazonas; A metodologia utilizada foi qualitativa através de observação e de regência em sala de aula. Foram realizadas as seguintes etapas: 15 horas de observação e 20 horas de regência. Resultado: Pode-se vivenciar o cotidiano docente no decorrer destas etapas. Observou-se que o estágio foi uma experiencia gratificante para o futuro docente, pois auxiliou na construção de um aprendizado concreto e significativo através da experiencia da prática vivenciada em futuros ambientes profissionais. A experiência na segunda etapa (regência) foi muito gratificante para formação profissional, em que se teve a oportunidade de observar como ocorria o funcionamento de uma escola, presenciando também os problemas as carências, que não era apenas a realidade de uma escola no Amazonas, mas em grande parte de todo o Brasil. Observou-se que é nessa etapa – a regência - que o futuro docente irá  ter a oportunidade de conciliar a teoria e pratica diante de tantos obstáculos. As duas escolas apresentaram problemas como a dificuldade dos alunos nas disciplinas de base, como em Matemática e Português, no entanto, que era compensado pelo esforço dos discentes. Conclusão: A experiencia vivenciada no estágio foi de suma importância, contribuindo para a formação acadêmica, em que se teve a oportunidade de observar as dificuldades de ensino e aprendizado dos alunos ao serem realizadas aulas experimentais e lúdicas durante os períodos de regências nas turmas do Ensino Médio, aproximando os acadêmicos de licenciatura da realidade que será encontrado quando se tornarem profissionais.

 

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

SANTOS, F. C.; SILVA, M. F.; YAMAGUCHI, K. K. de L. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 17, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6602. Acesso em: 6 dez. 2024.

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