ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS

Autores

  • Franquelle Costa Santos Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Mayda Freitas Silva Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Observação, Experiência, Ensino de Química

Resumo

Introdução: O Estágio Supervisionado é um momento único em que os acadêmicos de licenciatura têm a oportunidade de vivenciar a práxis docente. Objetivo: o objetivo deste relato foi apresentar uma reflexão sobre as observações e regências vivenciadas no estágio em duas escolas do Ensino Médio, nas aulas de Química. Método: O estágio foi desenvolvido na Escola Estadual João Vieira e Instituto Bereano de Coari, ambas situadas em Coari, Amazonas; A metodologia utilizada foi qualitativa através de observação e de regência em sala de aula. Foram realizadas as seguintes etapas: 15 horas de observação e 20 horas de regência. Resultado: Pode-se vivenciar o cotidiano docente no decorrer destas etapas. Observou-se que o estágio foi uma experiencia gratificante para o futuro docente, pois auxiliou na construção de um aprendizado concreto e significativo através da experiencia da prática vivenciada em futuros ambientes profissionais. A experiência na segunda etapa (regência) foi muito gratificante para formação profissional, em que se teve a oportunidade de observar como ocorria o funcionamento de uma escola, presenciando também os problemas as carências, que não era apenas a realidade de uma escola no Amazonas, mas em grande parte de todo o Brasil. Observou-se que é nessa etapa – a regência - que o futuro docente irá  ter a oportunidade de conciliar a teoria e pratica diante de tantos obstáculos. As duas escolas apresentaram problemas como a dificuldade dos alunos nas disciplinas de base, como em Matemática e Português, no entanto, que era compensado pelo esforço dos discentes. Conclusão: A experiencia vivenciada no estágio foi de suma importância, contribuindo para a formação acadêmica, em que se teve a oportunidade de observar as dificuldades de ensino e aprendizado dos alunos ao serem realizadas aulas experimentais e lúdicas durante os períodos de regências nas turmas do Ensino Médio, aproximando os acadêmicos de licenciatura da realidade que será encontrado quando se tornarem profissionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

SANTOS, F. C.; SILVA, M. F.; YAMAGUCHI, K. K. de L. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 17, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6602. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>