Relato de experiência do estágio supervisionado de ensino iii: vivência de um estagiário da disciplina de química

Autores

  • Ananias Lima dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Ruandra Kaienne da Silva Laranjeira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

Refletir na prática docente é poder avaliar cada passo nas transformações do mundo contemporâneo e dessa forma o Estágio Supervisionado de ensino torna-se uma importante ferramenta para a aprendizagem de futuros profissionais. O presente relato tem o propósito de mostrar como foram as experiências vivenciadas durante o caminhar da disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino III, no Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Saúde e Biotecnologia- ISB/Coari-AM. Esse é um relato de experiência e objetiva descrever as experiências adquiridas no Estágio do Ensino Médio, disciplina de Química, ao realizar regências e observações em conteúdos aprendidos na faculdade aos alunos e oferecer novas metodologias para que os alunos do ensino médio da Escola Estadual João Vieira compreendessem melhor os assuntos ensinados. O estágio foi realizado na Escola Estadual João Vieira, situada na Rua Vieira Martins, nº 828, bairro Itamaraty. O tempo estimado pelos docentes para os estagiários foi de 30 horas aulas, sendo 10 horas aulas em cada série do Ensino Médio (1º anos, 2º anos, 3º anos), divididas em 5 horas aulas de observação e 5 horas aulas de regências. As experiências vividas no decorrer de 30 horas na escola mostrou que ser professor nos dias de hoje requer muita paciência e muito amor pelo que faz, pois além de ser uma profissão que não é valorizada pelos governantes, é também muito cobrada pela sociedade, que vê esses profissionais com um olhar de desprezo, esquecendo-se que são eles que formam todas as outras profissões. Mas percebeu-se que a busca por metodologias novas a cada aula que era ministrada foi essencial para se ter uma educação de qualidade. Sabe-se que o mundo é dinâmico, com isso tem-se que estar sempre preparado a essas mudanças, haja vista que inovar é sempre o melhor caminho. Portanto, o Estágio Supervisionado de Ensino III foi considerado como uma ponte que liga a expectativa com a verdadeira realidade daquilo que se pretende ser futuramente. Nesse caso, o estágio foi um instrumento que possibilitou uma interação mais real da carreira docente confirmando a escolha dessa profissão para a vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

DOS SANTOS, A. L.; LARANJEIRA, R. K. da S.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Relato de experiência do estágio supervisionado de ensino iii: vivência de um estagiário da disciplina de química. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5626. Acesso em: 28 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5