Educação Escolar Indígena e seus desafios na comunidade Santa Maria do Rio Urupadi em Maués, no Amazonas, sob a ótica do olhar etnográfico

Autores/as

  • Solange Pereira do Nascimento Universidade do Estado do Amazonas
  • Milton Melo dos Reis Filho Secretaria Municipal de Educação

Resumen

O trabalho de cunho etnográfico reflete sobre a educação escolar indígena e seus desafios na Comunidade Santa Maria do rio Urupadi, Município de Maués/AM Terra Indígena Sateré-Mawé a partir de um olhar específico sobre a estética arquitetônica do lugar e o elemento arquitetônico destoante – a escola, construída a partir do modelo padrão do mundo ocidental. O objetivo do trabalho é refletir a partir das diferenças arquitetônicas do lugar, às diferenças no processo de educar. A metodologia utilizada segue os caminhos da etnografia onde a partir de um olhar especifico sobre a realidade busca-se os nexos necessários para entender questões mais profundas a respeito da educação escolar indígena, suas contradições e resistências. Os resultados mostram, as aporias presentes entre a realidade indígena e seu modo de fazer educação e a educação pensada para os indígenas a partir de um modelo padrão do mundo ‘branco’. Esta pesquisa sinaliza questões pertinentes para se repensar o que se define como educação escolar ‘indígena’ se ela é de fato uma construção a partir de um princípio cultural ou se é uma imposição do modelo ocidental de educar.

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Biografía del autor/a

Solange Pereira do Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Professora Doutora da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Pesquisadora do Grupo de Estudo e pesquisa Mythos: Humanidades, Complexidades e Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. E-mail: soliamnis@gmail.com

Milton Melo dos Reis Filho, Secretaria Municipal de Educação

Professor Doutor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Mythos: Humanidades, Complexidades e Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. E-mail: rei5.filho@gmail.com

Publicado

2019-04-11

Cómo citar

Pereira do Nascimento, S., & Melo dos Reis Filho, M. (2019). Educação Escolar Indígena e seus desafios na comunidade Santa Maria do Rio Urupadi em Maués, no Amazonas, sob a ótica do olhar etnográfico. Revista Eletrônica Mutações, 9(16), 173–186. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/5409