Dificuldades na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aulas: concepções de professores em uma escola pública no município de Itacoatiara – Amazonas

Autores

  • Edileno Souza Silva Corporación Universitária de Humanidades y Ciencias Sociales de Chile
  • Milton Melo dos Reis Filho Secretaria Municipal de Educação

Resumo

A Educação especial estar prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sendo mencionada como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Tendo em vista que vive-se um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos especiais, na rede regular de ensino e que a legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou diferenças, o presente estudo visa compreender as principais dificuldades vivenciadas pelos professores que atuam na inclusão de alunos especiais nas escolas públicas no município de Itacoatiara. O estuda preocupou-se em responder ao seguinte questionamento: quais as principais dificuldades vivenciadas pelos professores no ato de incluir alunos especiais nas salas de aulas? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem metodológica dos estudos de caso utilizando as técnicas de observação direta e entrevista desenvolvida em uma escola da rede municipal envolvendo duas professores. Como resultado ao problema discutido, as participantes destacam que a maior dificuldade é a habilidade na forma de tratamento para com esses alunos e assim apontam que a falta de formação nessa área causa insegurança, dessa maneira, investir na formação continuada de professores, gestores e apoio pedagógicos é uma das ferramentas primordial para que realmente ocorra a verdadeira inclusão. Com o levantamento dessa questão, leques de dúvidas se abrem para que outras pesquisas sejam feitas e assim alcançar a melhoria no ensino e aprendizagem dos alunos especiais.

Biografia do Autor

Edileno Souza Silva, Corporación Universitária de Humanidades y Ciencias Sociales de Chile

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Linha de Pesquisa em Políticas Públicas da Corporación Universitária de Humanidades y Ciencias Sociales de Chile.

Milton Melo dos Reis Filho, Secretaria Municipal de Educação

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa MYTHOS - Humanidades, Complexidade e Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. E-mail: reis5.filho@gmail.com

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

Souza Silva, E., & Melo dos Reis Filho, M. (2020). Dificuldades na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aulas: concepções de professores em uma escola pública no município de Itacoatiara – Amazonas. Revista Eletrônica Mutações, 12(19), 30–39. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/7032