Dificuldades na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aulas: concepções de professores em uma escola pública no município de Itacoatiara – Amazonas
Abstract
A Educação especial estar prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sendo mencionada como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Tendo em vista que vive-se um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos especiais, na rede regular de ensino e que a legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou diferenças, o presente estudo visa compreender as principais dificuldades vivenciadas pelos professores que atuam na inclusão de alunos especiais nas escolas públicas no município de Itacoatiara. O estuda preocupou-se em responder ao seguinte questionamento: quais as principais dificuldades vivenciadas pelos professores no ato de incluir alunos especiais nas salas de aulas? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem metodológica dos estudos de caso utilizando as técnicas de observação direta e entrevista desenvolvida em uma escola da rede municipal envolvendo duas professores. Como resultado ao problema discutido, as participantes destacam que a maior dificuldade é a habilidade na forma de tratamento para com esses alunos e assim apontam que a falta de formação nessa área causa insegurança, dessa maneira, investir na formação continuada de professores, gestores e apoio pedagógicos é uma das ferramentas primordial para que realmente ocorra a verdadeira inclusão. Com o levantamento dessa questão, leques de dúvidas se abrem para que outras pesquisas sejam feitas e assim alcançar a melhoria no ensino e aprendizagem dos alunos especiais.