Educação Escolar Indígena e seus desafios na comunidade Santa Maria do Rio Urupadi em Maués, no Amazonas, sob a ótica do olhar etnográfico

Authors

  • Solange Pereira do Nascimento Universidade do Estado do Amazonas
  • Milton Melo dos Reis Filho Secretaria Municipal de Educação

Abstract

O trabalho de cunho etnográfico reflete sobre a educação escolar indígena e seus desafios na Comunidade Santa Maria do rio Urupadi, Município de Maués/AM Terra Indígena Sateré-Mawé a partir de um olhar específico sobre a estética arquitetônica do lugar e o elemento arquitetônico destoante – a escola, construída a partir do modelo padrão do mundo ocidental. O objetivo do trabalho é refletir a partir das diferenças arquitetônicas do lugar, às diferenças no processo de educar. A metodologia utilizada segue os caminhos da etnografia onde a partir de um olhar especifico sobre a realidade busca-se os nexos necessários para entender questões mais profundas a respeito da educação escolar indígena, suas contradições e resistências. Os resultados mostram, as aporias presentes entre a realidade indígena e seu modo de fazer educação e a educação pensada para os indígenas a partir de um modelo padrão do mundo ‘branco’. Esta pesquisa sinaliza questões pertinentes para se repensar o que se define como educação escolar ‘indígena’ se ela é de fato uma construção a partir de um princípio cultural ou se é uma imposição do modelo ocidental de educar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Solange Pereira do Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Professora Doutora da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Pesquisadora do Grupo de Estudo e pesquisa Mythos: Humanidades, Complexidades e Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. E-mail: soliamnis@gmail.com

Milton Melo dos Reis Filho, Secretaria Municipal de Educação

Professor Doutor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Mythos: Humanidades, Complexidades e Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. E-mail: rei5.filho@gmail.com

Published

2019-04-11

How to Cite

Pereira do Nascimento, S., & Melo dos Reis Filho, M. (2019). Educação Escolar Indígena e seus desafios na comunidade Santa Maria do Rio Urupadi em Maués, no Amazonas, sob a ótica do olhar etnográfico. Revista Eletrônica Mutações, 9(16), 173–186. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/5409