A rua como lar, estratégias de morar

Autores

  • Noélio Martins Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Renan Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Trabalhamos a perspectiva de mostrar pessoas em situação de rua que circulam pelo centro da cidade de Manaus e suas formas de moradia. Para isso, usamos a fotografia como fonte primária para nos aproximarmos de situações cotidianas desses atores sociais, que constroem barracos em plena via pública e se apropriam, em certa medida, de espaços coletivos. Captamos momentos habituais, tentando perceber a invisibilidade de indivíduos e consequente a exclusão social arraigada, principalmente nos grandes centros urbanos, fazendo parte da dinâmica das cidades. Tentamos contribuir para a análise da ocupação de espaços públicos, percebendo o retrato de  histórias de vida, sonhos, esperanças e estigmas. Projetaram-se percepções sobre a predominância de transformações socioculturais, adaptabilidades e resistências frente à dinâmica da cidade, a hostilidade e a receptividade dentro do urbano. Objetivou-se registrar fatores históricos referentes a como esses espaços públicos são usados, vivenciados e organizados pelas pessoas em situação de rua.

 

Palavras-chave: Fotografia; Pessoas em situação de rua; cidade.

Biografia do Autor

Noélio Martins Costa, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), tem experiência na área de História nos níveis funtamental, médio e superior, com ênfase em História Social e Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Costa, N. M., & Rodrigues, R. A. (2016). A rua como lar, estratégias de morar. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 315–326. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2821

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>