A rua como lar, estratégias de morar

Autores

  • Noélio Martins Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Renan Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Trabalhamos a perspectiva de mostrar pessoas em situação de rua que circulam pelo centro da cidade de Manaus e suas formas de moradia. Para isso, usamos a fotografia como fonte primária para nos aproximarmos de situações cotidianas desses atores sociais, que constroem barracos em plena via pública e se apropriam, em certa medida, de espaços coletivos. Captamos momentos habituais, tentando perceber a invisibilidade de indivíduos e consequente a exclusão social arraigada, principalmente nos grandes centros urbanos, fazendo parte da dinâmica das cidades. Tentamos contribuir para a análise da ocupação de espaços públicos, percebendo o retrato de  histórias de vida, sonhos, esperanças e estigmas. Projetaram-se percepções sobre a predominância de transformações socioculturais, adaptabilidades e resistências frente à dinâmica da cidade, a hostilidade e a receptividade dentro do urbano. Objetivou-se registrar fatores históricos referentes a como esses espaços públicos são usados, vivenciados e organizados pelas pessoas em situação de rua.

 

Palavras-chave: Fotografia; Pessoas em situação de rua; cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noélio Martins Costa, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), tem experiência na área de História nos níveis funtamental, médio e superior, com ênfase em História Social e Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Costa, N. M., & Rodrigues, R. A. (2016). A rua como lar, estratégias de morar. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 315–326. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2821

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>