Epistemologia decolonial e os saberes indígenas da Amazônia
reflexões metodológicas
Resumo
As metodologias nas Ciências sociais têm passado por profundas reavaliações diante das críticas provocadas pelos estudos decoloniais. As referidas críticas questionam os fundamentos epistemológicos modernos, eurocêntricos e coloniais que estruturam os modos dominantes de produção do conhecimento. Esta pesquisa reflete sobre os saberes tradicionais da Amazônia sob as bases dos estudos decoloniais, compreendendo-os como formas legítimas e autônomas de produção de conhecimento historicamente subalternizadas pelo projeto moderno-colonial. A problemática segue as seguintes diretrizes: de que modo os estudos decoloniais ajudam a compreender e legitimar os saberes tradicionais da Amazônia? Que potencialidades eles oferecem para a construção de uma ciência plural e comprometida com a justiça cognitiva? Os estudos decoloniais propõem um reposicionamento ético, político e metodológico nas práticas de pesquisa, visando à justiça epistêmica e o reconhecimento de epistemologias plurais.
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