“NAS TRINCHEIRAS DO MÉTODO”
inovações, experimentações e permanências metodológicas nas ciências sociais
Resumo
O balanço da literatura nos indica que a pluralidade de abordagens metodológicas nas Ciências Sociais tem colocado a área em um embaraçoso impasse. Se por um lado, vislumbramos nos dias de hoje um amplo potencial investigativo na área, com a incorporação de novas abordagens metodológicas que muitas vezes superam antigos dualismos, ortodoxias e colonialismos, ampliando nosso olhar investigativo, por outro, vários estudiosos apontam para uma falta de especificidade, clareza e segurança metodológica nas investigações.
Diante desse dilema, nos perguntamos como as ciências sociais têm avançado no debate metodológico? Como podemos pensar o potencial investigativo das novas abordagens? E como podemos (re)pensar nossos critérios de pesquisa capazes de dar conta da complexidade de nossa realidade social?
Tece-se nessa chamada um fio condutor que acolherá os artigos em torno dos debates metodológicos atuais das ciências sociais, além das releituras e reflexões acerca das abordagens clássicas de nossos eixos epistemológicos.
É neste sentido que convidamos os proponentes para apresentar trabalhos em torno destas reflexões metodológicas que podem girar em torno dos seguintes temas: Estudos de caso, histórias de vida, escrevivências e oralidades; Estudos decoloniais e suas rupturas epistemológicas; Epistemologia das Ciências Sociais: o lugar e atualidade dos clássicos; relação arte e Ciências Sociais; Ciência, conhecimento e religião; métodos quantitativos nas ciências sociais; Reflexões sobre ética em pesquisa e temas correlatos.
Excelente leitura!
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Mutações - RELEM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.