COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA CRIANÇAS NÃO-VERBAIS NA ESCOLA

Autores

  • Camila Ramos de ALMEIDA IEPSIS
  • Lívia Lorena de Oliveira BARROS
  • Rachel Siqueira LEVIS
  • Maria Celeste Campello Diniz UNIT-AL

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo. PECS. Aluno.

Resumo

Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar dificuldade em aprender habilidades apropriadas de comunicação e algumas delas podem apresentar dificuldades maiores por serem não-verbais. Para esses casos mais severos, uma estratégia compensatória seria o uso de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa, como a comunicação por troca de figuras, das quais destaca-se o PECSÒ (Picture Exchange Communication System). Muitos alunos nessa condição se encontram educacionalmente excluídos, por isso, o objetivo deste artigo é refletir sobre a importância da implementação e o uso adequado da comunicação suplementar e/ou alternativa para crianças não-verbais dentro do TEA na escola e as maiores dificuldades encontradas na utilização desse método dentro do ambiente escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo revisão de literatura, com base online de dados nas plataformas SciELO, BVS e LILACS. Os resultados mostraram que apesar de ser possível a implementação comunicação suplementar e/ou alternativa na escola ainda é uma realidade distante nas escolas públicas e privadas, em decorrência da falta de preparo e interesse da equipe. Sendo assim, é possível que a comunicação suplementar e/ou alternativa seja utilizada na escola, desde que todos estejam envolvidos e capacitados.

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Biografia do Autor

Camila Ramos de ALMEIDA, IEPSIS

Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA-IEPSIS-AL

Lívia Lorena de Oliveira BARROS

Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA-IEPSIS-AL. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Rachel Siqueira LEVIS

Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA-IEPSIS-AL

Maria Celeste Campello Diniz, UNIT-AL

Doutoranda em Ciências da Informação. Docente da UNIT-AL e da UMJ-AL. Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE)

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Ramos de ALMEIDA, C., de Oliveira BARROS, L. L. ., Siqueira LEVIS, R. ., & Campello Diniz, M. C. (2024). COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA CRIANÇAS NÃO-VERBAIS NA ESCOLA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e7651. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7651