A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO PECS® (PICTURE EXCHANGE COMMUNICATION SYSTEM) PARA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO SEVERO NÃO VERBAL NA SALA DE AULA REGULAR
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo. Comunicação não verbal. Inclusão.Resumo
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam frequentemente comprometimento da linguagem, sendo necessário muitas vezes utilizar recursos que permitam que haja comunicação funcional, como o PECS®, facilitando a inclusão, principalmente no ambiente escolar. Este trabalho visa mostrar a contribuição do uso do PECS® no processo de inclusão escolar de pessoas com TEA. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo revisão de literatura, com base online de dados nas plataformas SciELO, BVS e LILACS. Os resultados mostraram que, de acordo com a literatura, o PECS® apresenta ser efetivo no ensino da comunicação a indivíduos com autismo que apresentam pouca ou nenhuma fala funcional, mesmo considerando-o como uma estratégia de ensino individual. No contexto escolar, o PECS® representa uma ferramenta valiosa para possibilitar a acessibilidade da criança com TEA à comunicação e consequentemente seu desenvolvimento social e pedagógico.
Downloads
Referências
ALENCAR, G. A. R. O direito de comunicar, por que não? Comunicação Alternativa e ampliada a pessoas com necessidades educacionais especiais no contexto de sala de aula. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2002.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-5). Washington, D. C.: APA, 2014.
BEZ, M. R.; PASSERINO, L. M. Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento de sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento através do uso de inventários. RETEME – Revista de Tecnologias e Mídias na Educação, v. 2, 2012. p. 60-79.
BLOOM, L.; LAHEY, M. Language development and language disorders. New York: John Wiley & Sons, 1978.
BONDY, A. S.; FROST, L. A. The picture exchange communication system. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 9, 1994. p. 1-19.
BONDY, A. S.; FROST, L. A. The Picture Exchange Communication System. Behavior Modification, v. 25, n. 5, 2001. p.725-744.
BORGES, A. A.; NOGUEIRA, M. L. O aluno com autismo na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade; v. 21, n. 1, 2009. p. 65-74.
CHARLOP - CHRISTY et al. Using the picture exchange communication system (PECS®) with children with autism: assessment of PECS® acquisition, speech, social-communication behavior, and problem behavior. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 35, n. 3, 2002. p. 213-231.
CORRÊA NETTO, M. M. F. A Comunicação Alternativa favorecendo a aprendizagem de crianças com autismo, Asperger e Angelman: formação continuada de profissionais de Educação e Saúde. Dissertação (Mestrado em Educação) apresentada ao Proped – Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 2012.
CUCCOVIA, M. M. Análise de procedimentos para avaliação de interesses de um Currículo Funcional Natural e seus efeitos no funcionamento geral de indivíduos com deficiência mental e autismo. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Programa de Pós-Graduação em educação especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
EIKESETH, S. et al. Outcome for children with autism who began intensive behavioral treatment between ages 4 and 7: A comparison-controlled study. Behavior Modification, v. 31, 2007. p. 264-278.
ELDEVIK, S. et al. Effects of low-intensity behavioral treatment for children with autism and mental retardation. Journal of Autism Developmental Disorder, v. 36, 2006. p. 211-224.
FALVEY, M. A. Community: based Curriculum. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing, 1986.
FALVEY, M. A. Community Based Curriculum: instructional strategies for students with severe handicaps. Baltimore: Paul Brooks, 1989.
FIDALGO, A. P.; GODOI, J. P.; GIOIA, P. S. Análise de um procedimento de comunicação funcional alternativa (picture exchange communication system). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. São Paulo, 2008.
FLIPPIN, M.; RESKA, S.; WATSON, L. R. Effectiveness of the picture exchange communication system (PECS®) on communication and speech for children with autism spectrum disorders: a meta-analysis. American Journal of Speech-Language Pathology, v. 19, 2010. p. 178-195.
GANZ, J. B.; SIMPSON, R. L. Effects on communicative requesting and speech development of the Picture Exchange Communication System in children with characteristics of autism. Journal of Autism Developmental Disorders, v. 34, n. 4, 2004. p. 395-409.
GOMES, C. G. S.; MENDES, E. G. Escolarização Inclusiva de Alunos com Autismo na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.16, n.3, set./dez. 2010. p.375-396.
GROSKO, D. C. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE (Produções Didático-Pedagógicas). Paraná, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_unicentro_deboracristinagrosko.pdf>, acesso em: 20 jan. 2020.
HIGHBEE, T. S.; PELLEGRINO, A. J. Estratégias analítico-comportamentais para o tratamento de comportamentos-problema severos. In: Sella, A. C.; Ribeiro, D. M. (org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Curitiba: Appris, 2018. p. 219.
HOWARD J. S. et al. A comparison of intensive behavior analytic and eclectic treatments for young children with autism. Research in Developmental Disabilities, v. 26, 2005. p. 359-387.
JURGENS, A.; ANDERSON, A.; MOORE, D. W. The effect of teaching PECS® to a child with autismo on verbal behavior, play, and social functioning. Behavior Change, v.26, n.1, 2009. p. 66-81.
LAI, M.; LOMBARDO, M. V.; BARON-COHEN, S. Autism. The Lancet, v. 383, 2014. p. 896-910.
LOURENÇO, G. F. Avaliação de um programa de formação sobre recursos de alta tecnologia assistiva e escolarização. Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2012.
LEBLANC, J. M.; MAYO, L. Centro Ann Sullivan del Peru para la integracion a la vida de las personas con discapacidade severas. Boletin del Real Patronato, v. 44, 1999. p. 24-39.
MAYO, L.; LEBLANC, J. M.; OYAMA, R. Centro Ann Sullivan del Perú– CASP: un programa educativo desarrollado para enseñar a personas con habilidades a ser independientes, productivos y felices - mostrar lo que pueden hacer, y ser incluidos en todas las actividades de la vida como um miembro valioso de la sociedad. Teias, Rio de Janeiro, ano 9, n. 18, jul./dez. 2008. p. 95-109,
MCCAULEY, R.; FEY, M. Treatment of language disorders in children. British Library. 2006.
MCEACHIN, J. J.; SMITH, T.; LOVAAS, O. I. Long-term outcome for children with autismo who received early intensive behavioral treatment. American Journal on Mental Retardation, v. 97, 1993. p. 359-372.
MESQUITA, W. S.; PEGORARO, R. F. Diagnóstico e tratamento do transtorno autístico em publicações brasileiras: Revisão de literatura. Journal of Health Science Institute, v. 31, 2013. p. 324-329.
Nunes, C. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência. Ministério da Educação, DEB-NOEEE, Lisboa. 2001. p. 81.
NUNES, D. R. P. Introdução. In: MANZINI, E. J. et al. Linguagem e comunicação alternativa. Londrina: ABPEE, 2009. p. 1-8.
NUNES, D. R. P; AZEVEDO, M. O; FREIRE, J. G. Comunicação alternativa em sala de aula: relatos de uma professora de alunos com autismo. In: NUNES, L. R. O. P, et al. (Org.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília, ABPEE, 2011.
NUNES, D. R. P.; SOBRINHO, F. P. N. Comunicação alternativa e ampliada para educandos com autismo: considerações metodológicas. Rev. bras. educ. espec. vol.16 n. 2, Marília, mai./aug. 2010.
NUNES, L. R. Dando a voz através de imagens: comunicação alternativa para indivíduos com deficiência. Relatório do projeto de pesquisa financiado pela Faperj (Proc. 26/110235/2007). Rio de Janeiro, 2009.
NUNES, L. R. Linguagem e Comunicação Alternativa: Uma introdução. In. L.R. Nunes (Org.): Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidade educacionais especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003. p. 1-13.
OLIVEIRA, M. N. O uso da comunicação alternativa e ampliada por pessoa com deficiência múltipla e prejuízo severo de fala na educação de jovens e adultos: um estudo de caso. Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.
OLMEDO, P. B. Sem comunicação, há inclusão? Formação de educadores em Comunicação Alternativa para crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
PASSERINO, L. M. Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo. Texto Digital (UERJ), v. 6, 2010. p. 1-120.
PERISSINOTO, J. Linguagem da criança com autismo. In: J. PERISSINOTO, I. Q. MARCHESAN & J. L. ZORZI (Orgs.). Conhecimentos essenciais para atender bem a criança com autismo. São José dos Campos: Pulso Editorial. 2003, p. 23-27.
PRIZANT, W.; Rydell, P. Communication intervention issues for young children with autism spectrum disorders. In: A. M. Wetherby & B. M. Prizant (Eds.), Children with autismo spectrum disorders: A developmental, transactional perspective. n.9. Baltimore, MD: Paul Brookes Publishing Company, 2000.
SALLOWS, G. O.; GAUPNER, T. D. Intensive behavioral treatment for children with autism: Four-year outcome and predictors. American Journal on Mental Retardation, v. 110, 2005. p. 417-438.
SANDBERG, E. H.; SPRITZ, B. L. Breve guia para tratamento do autismo. São Paulo. M. Books do Brasil. 2017. p. 17.
SCHIRMER, C. R. A comunicação alternativa na escola: ensino, pesquisa e prática. In: NUNES, L. R. O. P, et al. (Org.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília, ABPEE, 2011.
SILVA, R. L. M, OLIVEIRA, A. I. A, SILVA, S. S. C; PONTES, F. A. R. A comunicação alternativa na interação professor-aluno com paralisia cerebral no contexto da sala comum. In: Nunes, L. R. O. P, et al. (Org.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília, ABPEE, 2011.
SILVA, F. S. ALMEIDA, A. L. Atendimento educacional especializado para aluno com autismo: Desafios e possibilidades. Intl. J. of Knowl. Eng., Florianópolis, v. 1, n. 1, 2012. p. 62–88.
SKINNER, B. F. Verbal Behavior. New York: Appleton-Century-Crofts,1957.
SUNDBERG, M. L.; PARTINGTON, J. W. Teaching language to children with autismo or other developmental disabilities. Danville, CA: Behavior Analysis, Inc, 1998.
SULZER-AZAROFF, B.; HOFFMAN, A. O.; HORTON, C.B.; BONDY, A.; FROST, L. The Picture Exchange Communication System (PECS) What Do the Data Say? Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 24, n. 2, 2009. p. 89-103.
SUPLINO, M. Currículo Funcional Natural: guia prático para a educação na área do autismo e deficiência mental. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2009.132 p.
TOMAZELLO, M. Origens cultuais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VOLKMAR, F. R.; MCPARTLAND, J. C. From Kanner to DSM-5: Autism as an envolving diagnostic concept. Annual Review of Clinical Psychology, v. 10, 2014. p. 193-212.
VON TETZCHNER, S. E.; MARTINSEN, H. Words and strategies: Communication with Young children who use aided language. In: Von Tetzchner, S. E.; Jensen, M. H. (Eds.), Augmentative and alternative communication: European Perspective. London, UK: Whurr. 1996. p. 65-88
VON TETZCHNER, S.; MARTINSEN H. Introdução à comunicação alternativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.
WALTER, C. C. F. Os efeitos da adaptação do PECS Associada ao Curriculum Funcional Natural em Pessoas com Autismo Infantil. (Dissertação Mestrado) Universidade Federal de São Carlos São Carlos, 2000.
WALTER, C. C. F. Avaliação de um programa de comunicação alternativa e ampliada para mães de adolescentes com autismo. 2006. 137 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2006.
WALTER, C. C. F. Reflexões sobre o currículo funcional/natural e o PECS-Adaptado no processo de inclusão do aluno com autismo. Inc. Soc., Brasília, DF, v.10 n.2, jan./jun. 2017. p.132-140
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.