TRAJETOS DE PESQUISA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FLORIANO-PÍ

INCLUSIVE EDUCATION IN FLORIANO-PÍ.

Autores

  • João Marcos Messias Miranda Universidade Federal do Piauí
  • José Ribamar Lopes Batista Junior

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Letramento. Prática Docente.

Resumo

O presente trabalho é um recorte de pesquisas realizadas no decorrer de três anos, desenvolvidas mediante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica-PIBIC, com foco na Educação Inclusiva em Floriano/Piauí. Ancorados na teoria dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 2014), buscamos evidenciar como o discurso inclusivo alterou as práticas e conceitos docentes no contexto educacional. Tendo como procedimento metodológico: pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica. Sendo efetivada através da entrevista semiestruturada, questionário, coleta de artefatos e observação. Os participantes dessas pesquisas foram: Docentes e os Gestores das escolas municipais. Os resultados apontam, de forma geral, que as práticas pedagógicas com relação à educação inclusiva estão centradas na atividade das Salas de Recursos Multifuncionais, revelando que as ações docentes em curso ainda não permitem práticas de letramento inclusivo.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Messias Miranda, J. M., & Batista Junior, J. R. L. (2019). TRAJETOS DE PESQUISA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FLORIANO-PÍ: INCLUSIVE EDUCATION IN FLORIANO-PÍ. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(3), 129–141. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4876