EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE ALGUMAS ESCOLAS DO PIAUÍ: ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS DOCENTES

BETWEEN DISCOURSES AND TEACHING PRACTICES

Autores

  • João Marcos Messias Miranda Universidade Federal do Piauí
  • José Ribamar Lopes Batista Junior Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Práticas docentes; inclusão, letramento inclusivo.

Resumo

 O presente artigo analisa como vem ocorrendo a inclusão de alunos com deficiência em alguns municípios do sul do Piauí, bem como as práticas e os conceitos docentes relativos a esses contextos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), tendo como recurso metodológico o questionário online, elaborado com 15 perguntas abertas e fechadas. Os participantes dessa pesquisa foram 10 professores da Educação Básica. Após a análise dos dados gerados, percebe-se que os conceitos de educação inclusiva disseminados pelos docentes constituem-se na hibridização de discursos que centraliza sua argumentação na equidade democrática e no reconhecimento dos desafios trazidos pela inclusão e nas dificuldades na construção de metodologias para educação inclusiva. Além disso, o trabalho com as novas tecnologias conciliado às práticas inclusivas encontram como fator limitante a carência de investimentos de recursos próprios das escolas. Esse cenário resulta em práticas docentes que focam na atuação de profissionais de auxílio, como o cuidador.

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Biografia do Autor

José Ribamar Lopes Batista Junior, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI).

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Messias Miranda, J. M., & Batista Junior, J. R. L. (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE ALGUMAS ESCOLAS DO PIAUÍ: ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS DOCENTES: BETWEEN DISCOURSES AND TEACHING PRACTICES. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e12145. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/12145