A “FERROVIA DE LABRE” E A CONSOLIDAÇÃO DA ÚLTIMA FRONTEIRA

THE “LABRE'S RAILWAY” AND THE CONSOLIDATION OF THE LAST FRONTIER

Authors

  • Rogério Sávio Link UNIR

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v12.n02.2020.d8.p.177.198

Abstract

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir o projeto colonizador de Antonio Rodrigues Pereira Labre para o Complexo do Madeira e para a última fronteira brasileira entre Brasil e Bolívia. Labre fundou uma cidade que recebe seu nome nas margens do Purus e se empenhou para empreender o projeto de construção de uma ferrovia ligando sua povoação à Bolívia e ao Alto Rio Madeira em detrimento da proposta de margear o Rio Madeira. Seguindo seus objetivos, em suas viagens exploratórias, ele também se empenhou pela descrição da região e dos povos indígena. As fontes para a análise são basicamente quatro escritos do próprio Labre. Além desses, este artigo também utiliza relatórios de outros exploradores e produções de etnógrafos e missionários contemporâneos. Dessa forma, este artigo pretende contribuir com a compreensão da história regional do Complexo do Madeira que, por sua vez, está vinculada à história do Purus e da colonização e demarcação da última fronteira brasileira.

Palavras-chave: Antonio Rodrigues Pereira Labre; Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; Rio Purus; Amazônia; Povos Indígenas.

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Published

2021-01-22

How to Cite

Link, R. S. (2021). A “FERROVIA DE LABRE” E A CONSOLIDAÇÃO DA ÚLTIMA FRONTEIRA: THE “LABRE’S RAILWAY” AND THE CONSOLIDATION OF THE LAST FRONTIER. Canoa Do Tempo, 12(2), 177–198. https://doi.org/10.38047/rct.v12.n02.2020.d8.p.177.198

Issue

Section

Dossiê

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