Declaração de Ética e Imperícia

Declaração de Ética e Imperícia

Ao enviar um artigo para a revista Canoa do Tempo, os autores concordam com a seguinte Declaração de Ética e Imperícia da Publicação.

1 - Deveres e responsabilidades dos autores

Originalidade e Plágio
Todos os manuscritos devem ser trabalhos originais dos autores e não devem evidenciar plágio (ou autoplágio). A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio. Para tanto, todos os artigos recebidos serão verificados em ferramentas de detecção de plágio antes que sejam enviados para a avaliação dos pareceristas. Em caso de detecção de plágio, autoplágio ou má conduta, os trabalhos serão devolvidos aos autores.

Má conduta

Em nenhuma hipótese, o periódico ou seus editores encorajarão a má conduta, ou conscientemente permitirão que qualquer forma de má conduta profissional ocorra.

Caso o periódico seja informado de algum procedimento reconhecido como má conduta de pesquisa, o editor e a equipe técnica apurarão a veracidade da denúncia e poderão enviar o trabalho para o autor a fim de que o mesmo proceda as adequações necessárias ou, em casos de maior gravidade, excluir temporária ou permanentemente o trabalho do site da revista.

Autoria do Artigo
A autoria de um manuscrito deve ser limitada aos autores que fizeram contribuições significativas e a contribuição de cada autor deve ser detalhada em arquivo anexo.

Publicação múltipla, redundante ou simultânea
Os autores não devem submeter o mesmo manuscrito para mais de uma revista simultaneamente.

Reconhecimento de fontes
Os autores devem reconhecer de maneira adequada e precisa o trabalho dos outros. A ausência deste reconhecimento caracterizará plágio e poderá implicar na não aceitação da contribuição.

Divulgação e conflitos de interesse e suporte financeiro
Os autores devem divulgar qualquer conflito de interesse financeiro ou outro substantivo que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito e reconhecer os indivíduos ou organizações que forneceram suporte financeiro para a pesquisa.

Acesso e retenção de dados
Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos em conexão com os manuscritos para revisão editorial e devem estar preparados para fornecer acesso público a tais dados, se possível.

2- Deveres e responsabilidades dos editores

Os editores são responsáveis por tudo o que for publicado nesta revista. Os editores se esforçam para:
• Atender às necessidades de leitores e autores
• Melhorar constantemente o periódico
• Zelar pela manutenção da liberdade de expressão
• Manter a integridade do histórico acadêmico
• Impedir que interesses comerciais afetem os padrões intelectuais e éticos da revista
• Estar dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário.

Decisões de Publicação
Os editores são responsáveis por decidir quais dos manuscritos submetidos à revista devem ser revisados ou publicados.

Jogo limpo
Os editores devem garantir a integridade do processo de revisão da publicação. Como tal, os editores não devem revelar a identidade dos autores dos manuscritos aos revisores, nem a identidade dos revisores aos autores.

Confidencialidade
Os editores devem tratar os manuscritos recebidos para revisão como documentos confidenciais e não devem divulgar nenhuma informação sobre os manuscritos submetidos a ninguém que não seja o autor correspondente, revisores, outros consultores editoriais e o editor.

Divulgação e conflitos de interesse
Os editores e qualquer equipe editorial não devem usar materiais divulgados em um manuscrito submetido (publicado ou não) para suas próprias pesquisas sem a autorização por escrito do autor.

Investigações
Os editores devem conduzir uma investigação adequada e justa sobre reclamações éticas.

Correções

Ocorrendo a necessidade de proceder alguma correção pontual em artigo já publicado, o autor deverá encaminhar sua solicitação à revista, justificando a necessidade da correção. O editor e a equipe técnica avaliarão a solicitação e decidirão pela adequação ou não da correção.

Os editores e a equipe técnica poderá, sempre que julgar necessário ou que for provocada, publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas se necessário.

3 - Responsabilidade dos revisores

Confidencialidade
Os revisores devem manter todas as informações relacionadas aos artigos confidenciais e tratá-los como informações privilegiadas.

Padrões de Objetividade
As revisões devem ser conduzidas de forma objetiva, sem críticas pessoais ao autor.

Contribuição para a decisão editorial
Os revisores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.

Prontidão
Os revisores devem concluir suas revisões dentro de um prazo especificado.

Divulgação e conflitos de interesse
Os revisores não devem revisar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos competitivos, colaborativos ou outros ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos artigos.