Sobre a Revista

A Revista CANOA DO TEMPO (ISSN digital: 2594-8148; ISSN versão impressa: 1982-0755 - última edição em 2015 - Qualis B3) é uma publicação acadêmica online mantida e editada pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM). Tem como objetivo divulgar resultados inéditos de pesquisas em História e áreas afins, tendo como público alvo pesquisadores, estudantes e demais interessados.

O conselho científico conta com especialistas pertencentes a instituições reconhecidas nacional e internacionalmente. A revista não cobra taxas e o conteúdo é disponibilizado em Acesso Livre.

A revista aceita submissões de artigos inéditos em sistema de fluxo contínuo produzidos por mestres e doutores em História e em áreas afins. Além dos dossiês temáticos, são publicados trabalhos na seção de artigos livres, entrevistas e resenhas de livros, promovendo a divulgação da produção científica.

Os critérios de seleção do tema de cada dossiê estão atentos aos debates historiográficos nacionais e internacionais, incentivando a construção de um diálogo profícuo entre pesquisadores das diferentes partes do globo. Seus artigos estão catalogados nos seguintes indexadores de metadados, buscadores e bibliotecas virtuais: LIVRE: revistas de livre acesso; Google Acadêmico; Portal de Periódicos da UFAM; Sumário de Revistas Brasileiras; Diadorim; CiteFactor: academic cientific journals; Scientific Indexing Services; Latindex.; REDIB;  DOAJ;  Portal de Periódicos da CAPES.

Periodicidade

Até o ano de 2020, a Canoa do Tempo era editada semestralmente. No entanto, a partir do ano de 2021, a revista passou a adotar o sistema de publicação em fluxo contínuo, lançando uma edição anual correspondente ao período entre janeiro e dezembro. Cada edição anual terá a publicação de, pelo menos, dois dossiês, além de artigos livres, resenhas e entrevistas que também poderão ser publicadas e são recebidas no sistema de fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Da política de avaliação por pares

- Todos os conteúdos da revista são submetidos à revisão por avaliadores externos pelo método avaliação por pares duplo-cego.
- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no nosso site.
- Os parecer deve ser o mais objetivo possível e suficientemente embasado para que permita o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliado.
- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.
- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
- Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores externos.
- O artigo será publicado sempre que cumprir com os critérios e normas estabelecidos pela revista e receber parecer favorável de, pelo menos, dois avaliadores externos pelo sistema de avaliação duplo-cega por pares.
 
A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
 
Código de Ética
A Canoa do Tempo adota como Código de Ética os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas do Comitê de Ética em Publicações (COPE).
Canoa do Tempo adopts as a Code of Ethics the Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing of Committee on Publication Ethics (COPE).

Sobre Direitos Autorais e Direitos de Publicação

- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional CC BY-NC 4.0, podendo ainda publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus sites próprios.