Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências devem ser informadas
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O documento deve estar assegurado do processo cega-pares: Os autores do documento devem excluir do texto nomes e ou qualquer outra especie de identificação.
    Como desidentificar o artigo:
    Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Diretrizes para Autores

As colaborações para a revista Canoa do Tempo, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas, devem seguir as seguintes especificações.

1) A Revista Canoa do Tempo aceita artigos, entrevistas e resenhas de autores (as) com títulação mínima de mestres (as).

2) Os artigos terão a extensão de, no mínimo, 15 páginas, e, no máximo, 25 páginas, no formato A4, digitados em fonte Georgia 12; espaço 1,5; margens de 2,5 cm e parágrafo de 1.25 cm (primeira linha). As notas devem ser colocadas no rodapé. 

3) Os Artigos serão acompanhados do título em inglês, espanhol ou francês, de resumos em português e em inglês, espanhol ou francês de, no máximo, 10 linhas e de três palavras-chave (em português e em inglês, espanhol ou francês).

4) As resenhas poderão ter até 7 páginas.

5) A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas específicas para os artigos.

6) As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

7) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

8) A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas.

9) Deve ser remetida, com os originais, uma folha à parte com nome completo do autor, seguido do vínculo institucional, endereço completo, telefone, endereço eletrônico(E-mail) para contato. 

10) Além do envio do documento submetido a avaliação, os(as) autores (as) devem preencher corretamente os dados de publicação solicitados no site: 

  • Título e Resumo; 
  • Em caso de trabalhos com mais de um autor (a), preencher a lista de contribuidores com os nomes e e-mail's corretos dos coautores;
  • Metadados: Palavras-chaves, área de conhecimento e agência de fomento;
  • Referências: As referências devem estar no documento submetido para avaliação assim como devem ser incluidas no campo solicitado pelo site cumprindo as exigências de cada segmento. 

11) No momento da submissão do trabalho, os(as) autores(as) devem preencher de forma correta a seção a qual o trabalho pertence: apresentação, dossiê, artigos livres, resenha e entrevistas.

12) Após o período de avaliação, a Revista enviará o resultado dos pareceristas (correções obrigatórias, aceito para publicação ou rejeitado). Em caso de correções obrigatórias, o (a) autor (a) tem o período de 20 dias para retornar o artigo com as correções solicitadas. 

13) Os artigos com as correções realizadas devem ser submetidos novamente ao site e enviados para o e-mail da revista: canoadotempo@ufam.edu.br

 

GUIA RÁPIDO PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS ACEITAS PELA REVISTA CANOA DO TEMPO: https://drive.google.com/file/d/1LgArdavRQAnMQcQRGbspBfBAzJe9M0ek/view?usp=sharing

Artigos Livres

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Seção destinada para publicação dos avaliadores dos dossiês e artigos livres.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.