A “FERROVIA DE LABRE” E A CONSOLIDAÇÃO DA ÚLTIMA FRONTEIRA
THE “LABRE'S RAILWAY” AND THE CONSOLIDATION OF THE LAST FRONTIER
DOI:
https://doi.org/10.38047/rct.v12.n02.2020.d8.p.177.198Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir o projeto colonizador de Antonio Rodrigues Pereira Labre para o Complexo do Madeira e para a última fronteira brasileira entre Brasil e Bolívia. Labre fundou uma cidade que recebe seu nome nas margens do Purus e se empenhou para empreender o projeto de construção de uma ferrovia ligando sua povoação à Bolívia e ao Alto Rio Madeira em detrimento da proposta de margear o Rio Madeira. Seguindo seus objetivos, em suas viagens exploratórias, ele também se empenhou pela descrição da região e dos povos indígena. As fontes para a análise são basicamente quatro escritos do próprio Labre. Além desses, este artigo também utiliza relatórios de outros exploradores e produções de etnógrafos e missionários contemporâneos. Dessa forma, este artigo pretende contribuir com a compreensão da história regional do Complexo do Madeira que, por sua vez, está vinculada à história do Purus e da colonização e demarcação da última fronteira brasileira.
Palavras-chave: Antonio Rodrigues Pereira Labre; Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; Rio Purus; Amazônia; Povos Indígenas.
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