ESTUDO DE COMPATIBILIDADE E ADEQUAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA REGIÃO NORTE DE PALMAS – TO, AO CÓDIGO DE OBRAS POR MEIO DE IMAGEAMENTO/ Compatibility and adequacy study of buildings in the northern region of Palmas – TO

English

Autores

  • Thaiana Brunes Feitosa Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins
  • Dênis Cardoso Parente Centro Universitário Luterano de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.36.A110.133

Palavras-chave:

Veículo Aéreo não Tripulado, Ortomosaico, Código de Obras Municipal

Resumo

Inicialmente, os VANTs foram utilizados para fins militares, no entanto, seu uso está tornando-se cada vez mais atraente. Tal potencial de uso está diretamente relacionado ao baixo custo, à alta mobilidade, à segurança oferecida, proximidade com o objeto fotografado e à velocidade de aquisição e transferência de dados, possibilidade de monitoramento ao longo dos anos através das imagens, podendo ser utilizado em situações em que uma inspeção tripulada não seja possível.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a confiabilidade da utilização de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) na compatibilização e adequação de edificações da região norte de Palmas – TO ao código de obras. Como ferramenta foi utilizado um VANT, softwares para plano de voo e processamento de imagens. A área de estudo escolhida foi a quadra 407 Norte, localizada na região norte da cidade de Palmas - TO. Com metodologia que permitisse atestar a potencialidade dos produtos gerados, foram feitos sobrevoo e medições em campo. Através das imagens aéreas obtidas, foi gerado um ortomosaico. A partir do ortomosaico, foram identificadas diretrizes pré-estabelecidas e posteriormente comparadas com as diretrizes estabelecidas pelo código de obras municipal.  Os resultados encontrados mostram que as imagens aéreas obtidas e o ortomosaico gerado podem auxiliar de forma confiável, rápida e segura no processo de compatibilização e adequação das edificações, atestando que a plataforma VANT e os sensores passíveis de serem acoplados a elas podem servir adequadamente como tecnologia no estudo proposto. Mesmo apresentando elevado potencial e exatidão no levantamento dos quantitativos das superfícies.

Referências

ALMEIDA, I. de C. Estudo sobre o uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) para mapeamento aéreo com fins de elaboração de projetos viários. Graduação em Engenharia Civil - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2014. 149 p.

BARROS, E. R. O.; MAFRA F. F. H. M. G.; ANDRADE, M. de O.; SATO, S. S. As potencialidades e limitações do uso do VANT no monitoramento de faixas de domínio de rodovias federais. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal De Pernambuco. Recife, PE, 2017. 5 p.

BRAZ, A. M. et al. Análise da aplicação de VANT na atualização de cadastro florestal com uso de pontos de controle. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO. João Pessoa Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, João Pessoa-PB, Brasil, 25 a 29 de abril de 2015. p 2751-2758.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Sistema de aeronaves remotamente pilotadas e o acesso ao espaço aéreo brasileiro. ICA 100-40. Rio de Janeiro, 2015.

DINIZ, M. I. L. et al. Código de obras: um estudo da ferramenta para reter os impactos ambientais causados pelas cidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, João Pessoa, 2015. Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. João Pessoa: UFPB, 2015. P. 140-146.

GIUFFRIDA, F. Property Drone Consortium. Potential Uses and Considerations Regarding the Use of UAS Technology in Assessment.2015. Disponível em: <http://propertydrone.org/wp-content/uploads/2017/01/Potential-Uses-and-Considerations-Regarding-the-use-of-UAS-Technology-in-Assessment-c.pdf>. Acesso em: 06 ago. 2019.

INSTITUTO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO DE PALMAS. Revisão Do Plano Diretor Participativo De Palmas – Modelo Espacial. Palmas, TO, 2017, 216 p.

LIMA, D. et al. A utilização de VANT (drone) para fins de regularização fundiária urbana de interesse social. In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA, Foz do Iguaçu. 2016. Anais do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Foz do Iguaçu. Rafain Palace Hotel & Convention Center. 2016. p. 1-5.

MELO, R. R. S. de. Diretrizes para inspeção de segurança em canteiros de obra por meio de imageamento com veículo aéreo não tripulado (VANT). Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil - Escola Politécnica Programa De Pós-Graduação Em Engenharia Civil. Universidade Federal Da Salvador, Salvador – Ba, 2016, 160 p.

MICROSOFT EXCEL. Microsoft excel – Versão 5.0. 2010. Disponível em: <http:// https://www.baixaki.com.br/download/excel-para-windows-10.htm>. Acessado em 06 de Setembro de 2018.


ARCGIS. ArcGIS: Software – Versão 10.2.2. 2017. Disponível em: <http://www.esri.com/software/arcgis/index.html>. Acessado em 06 de Agosto de 2018.

PARENTE, D. C.; FELIX, N. C.; PICANÇO, A. P. Utilização de veículo aéreo não tripulado (VANT) na identificação de patologia superficial em pavimento asfáltico. Revista Alconpat, v. 7, n. 2, p. 160-171, 2017.

PARENTE, D. C.; FELIX, N. C.; PICANÇO, A.P. Utilização de veículo aéreo não tripulado (VANT) na identificação de resíduos de construção civil (RCC) dispostos em locais inadequados. Dissertação de mestrado em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Tocantins, Palmas - TO, 2016, 68 p.

SOUSA, H. L. de. Sensoriamento Remoto com VANTs: uma nova possibilidade para a aquisição de geoinformações. Revista Brasileira de Geomática, Curitiba, PR. v. 5, n. 3, p. 326-342, 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Feitosa, T. B., & Parente, D. C. (2019). ESTUDO DE COMPATIBILIDADE E ADEQUAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA REGIÃO NORTE DE PALMAS – TO, AO CÓDIGO DE OBRAS POR MEIO DE IMAGEAMENTO/ Compatibility and adequacy study of buildings in the northern region of Palmas – TO: English. REVISTA GEONORTE, 10(36), 110–133. https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.36.A110.133

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)