ESTUDO DE COMPATIBILIDADE E ADEQUAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA REGIÃO NORTE DE PALMAS – TO, AO CÓDIGO DE OBRAS POR MEIO DE IMAGEAMENTO/ Compatibility and adequacy study of buildings in the northern region of Palmas – TO
English
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.36.A110.133Palabras clave:
Veículo Aéreo não Tripulado, Ortomosaico, Código de Obras MunicipalResumen
Inicialmente, os VANTs foram utilizados para fins militares, no entanto, seu uso está tornando-se cada vez mais atraente. Tal potencial de uso está diretamente relacionado ao baixo custo, à alta mobilidade, à segurança oferecida, proximidade com o objeto fotografado e à velocidade de aquisição e transferência de dados, possibilidade de monitoramento ao longo dos anos através das imagens, podendo ser utilizado em situações em que uma inspeção tripulada não seja possível.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a confiabilidade da utilização de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) na compatibilização e adequação de edificações da região norte de Palmas – TO ao código de obras. Como ferramenta foi utilizado um VANT, softwares para plano de voo e processamento de imagens. A área de estudo escolhida foi a quadra 407 Norte, localizada na região norte da cidade de Palmas - TO. Com metodologia que permitisse atestar a potencialidade dos produtos gerados, foram feitos sobrevoo e medições em campo. Através das imagens aéreas obtidas, foi gerado um ortomosaico. A partir do ortomosaico, foram identificadas diretrizes pré-estabelecidas e posteriormente comparadas com as diretrizes estabelecidas pelo código de obras municipal. Os resultados encontrados mostram que as imagens aéreas obtidas e o ortomosaico gerado podem auxiliar de forma confiável, rápida e segura no processo de compatibilização e adequação das edificações, atestando que a plataforma VANT e os sensores passíveis de serem acoplados a elas podem servir adequadamente como tecnologia no estudo proposto. Mesmo apresentando elevado potencial e exatidão no levantamento dos quantitativos das superfícies.
Descargas
Citas
BARROS, E. R. O.; MAFRA F. F. H. M. G.; ANDRADE, M. de O.; SATO, S. S. As potencialidades e limitações do uso do VANT no monitoramento de faixas de domínio de rodovias federais. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal De Pernambuco. Recife, PE, 2017. 5 p.
BRAZ, A. M. et al. Análise da aplicação de VANT na atualização de cadastro florestal com uso de pontos de controle. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO. João Pessoa Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, João Pessoa-PB, Brasil, 25 a 29 de abril de 2015. p 2751-2758.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Sistema de aeronaves remotamente pilotadas e o acesso ao espaço aéreo brasileiro. ICA 100-40. Rio de Janeiro, 2015.
DINIZ, M. I. L. et al. Código de obras: um estudo da ferramenta para reter os impactos ambientais causados pelas cidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, João Pessoa, 2015. Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. João Pessoa: UFPB, 2015. P. 140-146.
GIUFFRIDA, F. Property Drone Consortium. Potential Uses and Considerations Regarding the Use of UAS Technology in Assessment.2015. Disponível em: <http://propertydrone.org/wp-content/uploads/2017/01/Potential-Uses-and-Considerations-Regarding-the-use-of-UAS-Technology-in-Assessment-c.pdf>. Acesso em: 06 ago. 2019.
INSTITUTO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO DE PALMAS. Revisão Do Plano Diretor Participativo De Palmas – Modelo Espacial. Palmas, TO, 2017, 216 p.
LIMA, D. et al. A utilização de VANT (drone) para fins de regularização fundiária urbana de interesse social. In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA, Foz do Iguaçu. 2016. Anais do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Foz do Iguaçu. Rafain Palace Hotel & Convention Center. 2016. p. 1-5.
MELO, R. R. S. de. Diretrizes para inspeção de segurança em canteiros de obra por meio de imageamento com veículo aéreo não tripulado (VANT). Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil - Escola Politécnica Programa De Pós-Graduação Em Engenharia Civil. Universidade Federal Da Salvador, Salvador – Ba, 2016, 160 p.
MICROSOFT EXCEL. Microsoft excel – Versão 5.0. 2010. Disponível em: <http:// https://www.baixaki.com.br/download/excel-para-windows-10.htm>. Acessado em 06 de Setembro de 2018.
ARCGIS. ArcGIS: Software – Versão 10.2.2. 2017. Disponível em: <http://www.esri.com/software/arcgis/index.html>. Acessado em 06 de Agosto de 2018.
PARENTE, D. C.; FELIX, N. C.; PICANÇO, A. P. Utilização de veículo aéreo não tripulado (VANT) na identificação de patologia superficial em pavimento asfáltico. Revista Alconpat, v. 7, n. 2, p. 160-171, 2017.
PARENTE, D. C.; FELIX, N. C.; PICANÇO, A.P. Utilização de veículo aéreo não tripulado (VANT) na identificação de resíduos de construção civil (RCC) dispostos em locais inadequados. Dissertação de mestrado em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Tocantins, Palmas - TO, 2016, 68 p.
SOUSA, H. L. de. Sensoriamento Remoto com VANTs: uma nova possibilidade para a aquisição de geoinformações. Revista Brasileira de Geomática, Curitiba, PR. v. 5, n. 3, p. 326-342, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).