ANÁLISE DA PLUVIOSIDADE DA PRIMAVERA-VERÃO 2005/2006 E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DE SOJA NO TOCANTINS
Resumo
O clima é composto por diversos elementos que influenciam quase todas as atividades humanas, como por exemplo, a agricultura. Estudos que relacionam os impactos do clima, sobretudo da pluviosidade, no cultivo da soja no Tocantins são praticamente nulos. Ao analisar os dados pluviométricos mensais e a produtividade de soja para os 10 maiores municípios produtores do Estado durante a década de 2000, a Primavera-Verão de 2005/2006 destaca-se como período ideal de estudo. Para tentar compreender como ocorrem os padrões pluviais para o Estado, foi feito o desvio padrão da chuva mensal em três classes (seco, habitual e chuvoso), entre o período de 2000 a 2009 para 13 estações climatológicas do INMET, localizadas no Tocantins e Estados vizinhos. Estes padrões foram interpolados na escala mensal, dando origem a mapas que correspondem à distribuição espacial dos padrões pluviais. Os resultados obtidos demonstram que os meses de Outubro e Janeiro foram muito secos e o mês de Março foi chuvoso. Estes resultados podem ter influenciado na perda de produtividade de soja em cinco dos maiores municípios produtores do Tocantins. Estudos com outras escalas temporais de análise possibilitará compreender com maiores detalhes a relação entre os fatores climáticos e a produção de soja para o Tocantins.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Ferraz Silva, A. A., & Barbosa e Souza, L. (2012). ANÁLISE DA PLUVIOSIDADE DA PRIMAVERA-VERÃO 2005/2006 E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DE SOJA NO TOCANTINS. REVISTA GEONORTE, 3(9), 898 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2550
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).