O LITORAL SUL DE SERGIPE: CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL
Palavras-chave:
Planejamento ambiental, litoral de Sergipe, ordenamento territorial.Resumo
No litoral brasileiro o processo de ocupação e o desenvolvimento de atividades econômicaspromoveram uma reorganização do território sem a realização de um prévio planejamento ambiental,que estabelecesse estratégias de ações. No Litoral Sul de Sergipe as intervenções públicas e privadassobre o território, o desenvolvimento da atividade turística e de segunda residência, a especulaçãoimobiliária e as práticas tradicionais e de subsistência ocasionaram conflitos ambientais e territoriaisnessa área. O presente artigo tem como objetivo principal verificar e analisar os impactos territoriaisocasionados pelas políticas públicas no Litoral Sul de Sergipe. Do ponto de vista metodológico, paraatingir os objetivos da pesquisa foram usados instrumentos qualitativos e quantitativos. Pode-seconcluir que a ocupação desordenada do Litoral Sul de Sergipe acelera os conflitos socioambientaisnessa área e ocasiona um processo de reestruturação o que torna necessário avaliar suaspotencialidades, vulnerabilidades e limites.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Correia dos Santos, C. N., & Carvalho Vilar, J. W. (2012). O LITORAL SUL DE SERGIPE: CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1128–1138. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2045
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).