ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRANGI – CE
Palavras-chave:
análise geoambiental, planejamento ambiental, ecodinâmicaResumo
O objetivo deste trabalho refere-se a análise geoambiental efetuada no baixo curso da baciahidrográfica do rio Pirangi/Ceará, mais precisamente na área do estuário do rio e seu entorno. Optousepor essa área devido a ausência de estudos nesta bacia e devido o litoral do Ceará estáconstantemente ameaçado pelo setor hoteleiro, imobiliário e atividades econômicas como acarcinicultura. Para isso utilizou-se como referencial teórico a análise integrada ou geoambiental emateriais técnicos como imagens de satélite para o mapeamento da área. Inicialmente realizou-se umdiagnóstico das condições físicas da área englobando a geologia, geomorfologia, solos, clima, recursoshídricos e vegetação. Através da integração desses elementos é que se chegou a delimitação ecaracterização das unidades geoambientais. Para finalizar classificaram-se as unidades seguindo ametodologia de Tricart (1977) em meios estáveis, intergrades e instáveis. Espera-se que o trabalhopossa contribuir para futuros planejamento de uso e ocupação da área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Maria Oliveira Silva, J., & Vicente da Silva, E. (2012). ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRANGI – CE. REVISTA GEONORTE, 3(6), 593–605. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1973
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).