TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE AMBIENTAL: O CASO DOS RELEVOS SERRANOS DO MUNICÍPIO DE GUARAMIRANGA - CE
Palavras-chave:
geoprocessamento, geossistemas, planejamento ambientalResumo
Esse trabalho visa destacar a importância do geoprocessamento na análise ambiental de áreas serranasdo Ceará, utilizando como estudo de caso o município de Guaramiranga. Essa pesquisa tem caráterinterdisciplinar, elaborada seguindo várias etapas que começaram com levantamento bibliográficoacerca de dados sobre o município e o referencial teórico, seguido da elaboração de toda a basecartográfica. Na terceira etapa, efetivaram-se levantamentos de campo. Durante os trabalhos degabinete, realizou-se a integralização de dados e a construção de um diagnóstico integrado, que teve afunção de mostrar as atuais condições geoambientais de Guaramiranga. Desta forma, subdividiu-secartograficamente Guaramiranga em três geofácies com características ambientais distintas: a vertenteoriental, o platô úmido e vertente ocidental. A vertente oriental e o platô apresentam boas condiçõesedafo-climáticas, com uma mata úmida perenifólia e relevo fortemente dissecado onde ocorreramprocessos de remoção da vegetação. Na vertente ocidental a diminuição da umidade faz com que oambiente se assemelhe às condições encontradas nas depressões sertanejas, com solos rasos recobertospela mata seca e ocorrência de afloramentos rochosos. Os problemas ambientais das três vertentesforam desmatamentos para construções, monocultura com técnicas rudimentares, cultivos em áreas deacentuadas declividades, falta de infra-estrutura para eventos culturais e desmatamentos nas nascentesdos rios. Segundo a classificação ecodinâmica, o meio encontra-se moderadamente estável tendendo àinstabilidade sob condições de intensas atividades antrópicas. O presente trabalho, além decompartimentar e realizar o diagnóstico e zoneamento de Guaramiranga, detalha todas as etapasdesenvolvidas com a utilização de técnicas de geoprocessamentoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Holanda Bastos, F. de, & Vicente da Silva, E. (2012). TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE AMBIENTAL: O CASO DOS RELEVOS SERRANOS DO MUNICÍPIO DE GUARAMIRANGA - CE. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1743 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2229
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).