GEOGRAFIA DA DENGUE: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE CONTROLE E MONITORAMENTO DO AEDES AEGYPTI EM MANAUS/ Geography of Dengue: an analysis of the control and monitoring policies of Aedes aegypti in Manaus
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.31.68.76Resumen
Manaus apresentou uma expansão urbana impulsionada pelo advento da Zona Franca, resultando numa insuficiente infraestrutura urbana para atender o aumento populacional, atraído pelo crescimento industrial e comercial da capital amazonense, a partir da década de 1970. Dessa forma, ampliaram-se os problemas de saneamento básico, comprometendo a qualidade de vida de sua população. O controle do dengue torna-se um grande desafio, não só para os geógrafos, mas também para as políticas de controle de endemias. As zonas norte e leste de Manaus caracterizam-se por bairros mais pobres, onde degradação ambiental e desigualdades sociais ameaçam o acesso a um ambiente saudável. Infelizmente muitas pessoas não têm o cuidado de manter o ambiente limpo e livre de proliferação de mosquitos, principalmente o do vetor da dengue. Nesse sentido, é importante desenvolver um trabalho de sensibilização junto às escolas, pois as crianças e adolescentes são base para serem multiplicadores de divulgação dos cuidados necessários contra a dengue.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).